O Astrólogo Védico

Chandra Lagna e as 12 Casas: Os Segredos Revelados pela Lua na Astrologia Védica

O Astrologo Védico - Chandra Lagna Os Segredos Revelados

Introdução

A Lua desempenha um papel crucial em nosso destino. Muitos já leram sobre os trânsitos lunares, conhecidos como ‘gochara’ no antigo sistema védico, destacando-se como os mais precisos. A análise da ‘Mahadasha’ a partir da posição lunar é igualmente vital para estabelecer quando os frutos de nossos carmas vão se concretizar.

Não obstante de se usar a lua como o ponto de partida para previsões, dizem que focar apenas nos ‘raja yogas’ a partir do ‘lagna’ não é o suficiente para confirmar o sucesso de uma pessoa ou um mapa. É fundamental que estejam respaldados pelo mapa lunar para se concretizarem, a Lua indica o desfrute do sucesso.

Assim, o mapa com a Lua como ascendente é crucial para compreender os nuances do destino. A partir da Lua, podemos situar-nos no tempo e compreender as sensações e “imprints”. É estranho que no sistema ocidental ele seja dado quase zero de importância. Naquele sistema, é um mapa solar que geralmente se torna o pivo para ver as vontades e nossas impressões do mundo. Mas como iremos falar o ‘Surya Lagna’, sendo o Sol o Atmakaraka ou significante da Alma, é um mapa espiritual e não nos ajuda realmente a entender o nosso destino aqui na Terra.

Ficou curioso? Que tal fazer este exercício, pegar o seu mapa, virar ele para que a Lua fique no ascendente e ver as informações que ele fala sobre a sua história.


Leia Também:

Jamna Tithi: Guia Definitivo sobre Aniversários na Astrologia Védica

2 Formas de Prestar reverencias a Surya (o Sol) e colher as suas Bênçãos.

Calendários Lunissolares: Os 2 principais sistemas para marcar a passagem do Tempo

Homa: Cerimônia de Fogo para receber as bênçãos dos 9 Planetas

Leia este Artigo se Você Quer Aprender Sobre os Seis Membros da Astrologia Védica

Parashari Jyotish: Tudo que você aprendeu sobre Astrologia Védica pode estar errado

Referencias sobre a Energia das Pedras Preciosas e Cristais na Astrologia Védica

Apostila de Astrologia Védica


O Tripé da Astrologia: O Ascendente, a Lua e o Sol

Já vimos anteriormente a natureza do ‘Surya Lagna’. Ao ver o Sol como um Ascendente em um mapa, isso nos revela as vontades da alma, embora não forneça uma compreensão completa do nosso destino terreno. No entanto, para aprofundar nossa compreensão das implicações desse conceito, vamos entender mais detalhadamente o tripé da astrologia, composto pelo Ascendente, Lua e Sol.

Similar à abordagem da Astrologia Ocidental, esses três marcadores são cruciais no mapa natal e têm a tarefa de delinear os contornos de nossos ‘karmas’, as ações que moldam nosso caminho na vida. Mas, será que realmente compreendemos a profundidade e a singularidade de cada um desses elementos cósmicos?

O Sol: A Alma e a Testemunha

O Sol, representando o ‘atma’ ou alma, é a testemunha da vida, não envolvido na ilusão material em que vivemos. O ascendente é o corpo, o início da jornada individual e a sede da inteligência e lógica para as decisões ao longo da vida. A lua, a mente, reflete a existência material, sendo a narradora de nossa vida terrena. Ela representa nossa casa emocional e felicidade.

O Sol representa o ‘atma’ ou a alma, que é você, sua consciência, você mesmo. Sem o ‘atma’, o corpo cessaria imediatamente. Essencialmente, o ‘atma’ é um ser espiritual puro, parte do supremo, sustentando todos os seres vivos. A vida provém do espírito, não do corpo. Assim, o ‘atma’ meramente testemunha sua existência. O Sol não se envolve na ilusão material, na ‘maya’, que todos experimentamos. Ele não se preocupa com nossos ‘karmas’, sendo apenas testemunha de nossa jornada.

Ascendente: O Corpo e a Inteligência

O ascendente, claro, é o seu corpo. É o momento em que você respirou pela primeira vez neste planeta e começou sua vida como um ser vivo individual, seguindo o caminho do seu destino, que é definido pelo ascendente. Também é sua inteligência, porque o ascendente é a cabeça que contém seu cérebro. É sua intelectualidade, sua lógica para tomar decisões ao longo do caminho da sua vida.

Lua: A Mente e as Emoções

Tudo ligado a emoções e sentimentos que refletem o mundo material, acontece na mente, pois é a realidade que habitamos. Assim, a Lua vai além de ser apenas um marcador do relógio cósmico, incorporando significados mais profundos. Entender essa dinâmica é essencial para desvendar os motivos por trás de nossas emoções e sentimentos.

A Lua representa nossa vida na Terra, relacionando-se com a quarta casa em Câncer, no zodíaco natural, associada à nossa casa e sensação de felicidade e paz. Tudo o que fazemos para ajustar e lidar com nossos problemas está em nossa mente porque reflete o que está acontecendo. Nossa existência na Terra é claramente revelada pela Lua. Representando uma mãe, dela obtemos nosso corpo, cuja saúde e longevidade são visíveis pelo Chandra Lagna, o Ascendente da Lua.

Chandra Lagna ou o Mapa Lunar

Mas como podemos decifrar os mistérios da Lua? Como ultrapassar as noções básicas de Casas e Signo? Na Astrologia Védica, descobrimos que a Lua pode ser “interpretada” somente segundo suas próprias regras. Neste artigo, iremos ver alguns dos segredos para interpretar um mapa astral, tendo a Lua como peça central desse intricado quebra-cabeça.

A primeira coisa que você precisa fazer é desenhar o mapa colocando a lua de seu mapa na primeira casa como aquele fosse o ascendente e colocando todos os planetas como estão posicionados em relação à lua.

O Astrologo Vedico Chandra Lagna e as Casas a partir da Lua jpg

As casas Favoráveis no Chandra Lagna

A lua, que controla as marés, reflete essa influência de forma marcante no mapa lunar. Os planetas posicionados na 12ª, 2ª, 6ª, 7ª e 8ª casa em relação à lua atuam como marés, trazendo os recursos e apoio necessários à sua vida. Não observamos planetas na mesma casa da lua; a 12ª casa oferece apoio, a 2ª casa fornece recursos, e as casas 6ª, 7ª e 8ª agem como maré alta, impulsionando o que você precisa em sua direção para alcançar seus desejos.

É evidente que, quanto mais planetas benéficos nessas casas, mais apoio, recursos e oportunidades se abrem em sua vida. No entanto, se planetas maléficos ocuparem essas posições, representarão oportunidades que, embora não sejam sempre harmônicas, podem envolver desafios nas interações com as pessoas envolvidas.

A 12ª e a 2ª casa em relação ao Chandra Lagna

Vamos aprofundar nossa análise, focando especialmente nas casas 12ª e 2ª em relação à lua. Essas duas casas envolvem a lua como um abraço acolhedor, desempenhando um papel crucial em como nos sentimos apoiados na vida e de certa forma indicam alguns dos desejos da Lua. Conforme mencionei anteriormente, tanto planetas benéficos quanto maléficos, ao ocuparem essas casas, oferecem suporte à lua. No entanto, há três planetas específicos que merecem nossa atenção quando observamos a 12ª e a 2ª casa a partir da Lua.

Estamos falando do Sol, Rahu e Ketu. Se esses planetas estiverem posicionados atrás ou à frente da lua, nas casas 12ª e 2ª, não os consideramos como fornecedores de apoio à lua. Isso se deve ao fato de que o sol nessa posição seria, na verdade, uma Lua Nova ou uma “Lua Negra”, não contribuindo para o seu suporte. Além disso, Rahu e Ketu são inimigos diretos da lua, portanto, é recomendável excluir esses três planetas ao avaliar aqueles que estão posicionados atrás e à frente de sua lua.

As Yogas da Lua e o Chandra Lagna

Anapha Yoga

Se você tiver outros planetas na 12ª casa em relação à sua lua, você tem o que é conhecido como ‘Anapha Yoga‘. Isso confere uma personalidade muito agradável. Esses planetas podem fazer de você um bom orador, respeitado em toda a sociedade, e na verdade você tende a receber apreciação pelo seu trabalho. Esses planetas também podem apoiar o seu cuidado com a saúde. Os diferentes planetas, no entanto, têm fatores diferentes, mas sempre no sentido de serem forças que o apoiam na sociedade, como veremos a seguir:

  1. Vênus aqui lhe dá apoio das mulheres, você é uma pessoa agradável na sociedade, as mulheres o apoiam.
  2. Marte aqui pode lhe dar ajuda de seus irmãos, ou autoridades da lei podem estar sempre ao seu lado, por assim dizer.
  3. Júpiter você recebe apoio de professores, gurus ou ons conselheiros.
  4. Mercúrio de pessoas mais jovens, talvez irmã ou até mesmo, quando você é mais velho, de uma filha.

Sunapha Yoga

Quando planetas ocupam a 2ª casa a partir da lua, forma-se um ‘Sunapha Yoga‘. Isso implica em autossuficiência, esforço diligente para conquistar recursos, mas também indica que os recursos fluem em sua direção. É uma via de mão dupla.

Com Marte em uma ‘Sunapha Yoga‘, você trabalha arduamente, constrói sua própria fortuna e, ao mesmo tempo, conta com o apoio de seus irmãos. Com Vênus nesta posição, as mulheres contribuem ou abrem portas com recursos e apoio. Saturno traz persistência e paciência, enquanto Júpiter oferece auxílio por meio de professores e gurus, enriquecendo-o com sabedoria. Júpiter na 2ª casa da lua amplifica a capacidade de compreensão espiritual e domínio das escrituras védicas

O Astrologo Vedico Chandra Lagna e Chandra Dev jpg

Kemadruma Yoga

Quando não há planetas na 12ª ou 2ª casa em relação à lua, incluindo o Sol, Rahu e Ketu, forma-se um ‘Kemadruma Yoga’. Embora muitos associem esta combinação à pobreza, na verdade, o que indica é que sua mente, representada pela lua, está livre de excessivos apegos, proporcionando verdadeira paz interior. No entanto, esse ‘Kemadruma’ também implica em certa carência de apoio. Alguns astrólogos afirmam que um ‘kemadruma yoga’ verdadeiro ocorre quando a lua está completamente isolada, ou seja, quando não há planetas, nem mesmo em conjunto com a lua, ou nas casas 12ª, 2ª, 4ª, 7ª e 10ª a partir dela.

As Trikonas a partir do Chandra Lagna

A análise da sua personalidade também pode ser realizada a partir do Chandra Lagna. As trikonas, ou seja, as 1ª, 5ª e 9ª casas, juntamente com os planetas presentes nessas posições, refletem as características principais de uma pessoa. Esses planetas exercem uma influência significativa sobre suas decisões e a escolha de caminhos na vida, moldando assim a sua maneira de interagir na sociedade:

  1. Saturno faz você um pouco reservado, sério e confiável.
  2. Júpiter faz você talvez excessivamente otimista, expansivo, mas sociável.
  3. Vênus traz muitos recursos para você e muitos bons amigos também.
  4. Marte com a lua pode definitivamente aumentar sua capacidade de ganhar e ter sucesso na vida. Pode ser uma combinação de riqueza.
  5. Mercúrio lhe dá magnetismo extremo e habilidade de comunicação.

Assim, planetas conjuntos ou associados à lua intensificam sua “atratividade” de alguma maneira, mas é crucial focar especialmente na 5ª e 9ª casa da lua. O que se deve evitar nestas posições são os maléficos ou cruéis.

Ter Marte, Saturno, Rahu, Ketu ou até mesmo o Sol na 5ª e 9ª da lua pode aumentar as dificuldades em seu traquejo social. Isso pode torná-lo uma pessoa desafiadora, ou com traços difíceis para os outros. Marte neste trikona, especialmente em uma dignidade desafiadora, pode resultar em decisões rápidas, mas potencialmente equivocadas, demandando paciência e atenção para evitar perturbações nos relacionamentos.

Saturno na 5ª e 9ª da lua, quando em uma dignidade difícil, pode causar depressão, afetando negativamente o humor. Do ponto de vista materialista, essa posição saturnina pode levar a momentos de antissocialidade e melancolia, revelando o lado sombrio da vida. Contudo, do ponto de vista espiritual, é desejável, proporcionando uma avaliação realista e honesta da ‘maya’ e da verdadeira natureza da realidade. Você não é enganado pelo que vê à sua frente; você conhece a verdade espiritual por trás disso.

Naturalmente, quando você tem planetas suaves, ou benéficos, como Vênus, Júpiter e Mercúrio na quinta e nona casas em relação à Lua, é bastante favorável. Isso tende a te destacar na sociedade de uma maneira positiva, dando-lhe uma personalidade agradável e atraindo facilmente as pessoas para você.

As Outras Casas do Mapa

A seguir, temos as casas a partir do Chandra Lagna ou do mapa lunar. As casas possuem o mesmo significado básico que no seu mapa natal, mas há detalhes específicos que são lidos em cada uma delas, como mostrarei. Especificamente, há leituras muito importantes das casas 4, 7 e 10, que indicam informações sobre relações familiares e carreira.

O Astrologo Vedico Chandra Lagna A deidade lunar jpg

A 1a Casa a Partir do Chandra Lagna

A primeira casa a partir da Lua, é claro, está conjunta a Lua. Esta casa fala sobre o seu lugar na sociedade, representando sua confiança para agir na sociedade e em comunidade, conforme indicado pelo signo lunar e pelos planetas conjuntos. O Tatva da Lua, os elementos predominantes pela influencia do signo ou planetas, como fogo, terra, ar ou água, que terá uma influência enorme.

Luas em signos de fogo, como Áries, Leão e Sagitário, têm confiança para agir na sociedade. Luas em signos de água, como Peixes, Câncer e Escorpião, são muito sensíveis às outras pessoas. Luas em signos de ar, como Gêmeos, Libra e Aquário, são excelentes em se movimentar na sociedade e comunicar-se com todo tipo de pessoas. Luas em signos de terra são ambiciosas para aproveitar as oportunidades na sociedade.

A 2a Casa a Partir do Chandra Lagna

A segunda casa a partir da Lua não apenas revela seus recursos normais, mas também indica seus parceiros profissionais. Esses são os indivíduos que o auxiliam em suas atividades profissionais, oferecendo apoio valioso no ambiente de trabalho. Essa casa exerce uma influência significativa, pois é onde a Lua percebe a disponibilidade de “comida” ou “recursos” para usufruir.

A 3a Casa a Partir do Chandra Lagna

A terceira casa a partir da Lua está intimamente ligada aos irmãos, abrangendo aspectos normais da terceira casa, como comunicação. Além disso, ela tem uma forte influência sobre o seu bairro local. Como é a sua relação com os vizinhos? Existe apoio mútuo? A presença de maléficos, planetas cruéis, pode indicar o oposto, enquanto benefícios sugerem um ambiente de apoio. É igualmente importante observar o regente da terceira casa para avaliar a possível complexidade nesse aspecto da vida.

A 4a Casa a Partir do Chandra Lagna

A quarta casa a partir da Lua desempenha um papel de enorme importância, sendo, de certa forma, a própria residência dela. Este é o seu lar natural, sempre associado à quarta casa e o Signo de Câncer. A relação íntima com sua mãe é expressa de maneira evidente nesse contexto. Presenças maléficas podem perturbar essa ligação, ao passo que influências benéficas contribuem significativamente. O regente da quarta casa, tanto neste mapa quanto no mapa convencional, oferece insights valiosos sobre o apoio materno e as circunstâncias da infância.

Essa casa também representa o país ou local de nascimento, influenciando a decisão de permanecer ou buscar seu lugar no mundo. Se o planeta regente da quarta casa a partir da Lua estiver na décima segunda casa em relação ao Chandra Lagna ou na décima segunda casa em relação ao Ascendente, é uma indicação bastante favorável de uma possível busca por residência em terras estrangeiras.

A 5a Casa a Partir do Chandra Lagna

A quinta casa a partir da Lua, além da importância que falamos anteriormente em torno da nossa personalidade, também podemos ver configurações normais de filhos, educação e sabedoria em sua vida, mostra o apoio vindo de sua mãe, os recursos que sua mãe ou até mesmo a família dela podem conceder a você.

A 6a Casa a Partir do Chandra Lagna

A sexta casa, sendo uma das casas de “maré alta” (seis, sete, oito), é enormemente útil para a sua saúde. Embora possa levar a excessos, dependendo do signo e do aspecto, geralmente esta casa é benéfica. Até mesmo maléficos podem ajudar. O que você sempre deve fazer é verificar o regente da sexta casa neste mapa e no mapa de nascimento para ver se está afligido ou bem colocado. Todas essas coisas podem ajudar na sua saúde.

Claro que a sexta casa representa os colaboradores e empregados, as pessoas que o ajudam em casa e no trabalho, ou seja, as pessoas que trabalham para você. O quanto elas são úteis para você pode ser visto a partir das relações com esta casa.

A 7a Casa a Partir do Chandra Lagna

A sétima casa a partir da Lua é o início de todos os relacionamentos. Não são os relacionamentos em curso ou o relacionamento conjugal, mas como você conhece seu cônjuge, como você conhece parceiros de negócios, como você conhece amigos íntimos. É como as pessoas que se juntam a você em sua jornada na vida entram em sua vida inicialmente. Então, quando você tem benéficos na sétima casa em relação à Lua, como Vênus, Júpiter, e até Mercúrio às vezes, você tem circunstâncias favoráveis ao conhecer novas pessoas.

Se você tem Júpiter aqui, pode conhecer parceiros em potencial, amizades, amigos íntimos, etc., em organizações religiosas ou durante viagens ao exterior, porque Júpiter também representa terras estrangeiras. O significante do planeta nesta casa também mostra quem pode ser importante para reunir você com o seu companheiro. Marte mostra irmãos, primos, obviamente, Mercúrio irmã ou amizades.

Além disso, você também pode observar o senhor da sétima casa como ensinei neste artigo, o senhor da sétima casa a partir do Chandra Lagna também mostrará as circunstâncias em que você pode conhecer um parceiro.

A 8a Casa a Partir do Chandra Lagna

A oitava casa a partir da Lua vai indicar a sustentação de seus relacionamentos, quão bem-sucedidos eles serão financeiramente e quanto segurança eles proporcionarão. Maléficos aqui podem ser complicados, benefícios são úteis novamente. Se não houver planetas na oitava casa, olhe para o senhor da oitava e a colocação em relação à sua Lua e ao seu Lagna, e você pode julgar dessa maneira quão bem-sucedidos serão os relacionamentos.

A 9a Casa a Partir do Chandra Lagna

A nona casa mostra aqueles que o apoiam a conseguir trabalho e as circunstâncias que o ajudam a conseguir trabalho. Marte aqui, a atividade físicas ou esportes podem abrir portas para conhecer pessoas que podem abrir portas ou fazer boas indicações, por exemplo.

A 10a Casa a Partir do Chandra Lagna

A décima casa representa sua carreira e, de fato, a carreira que a sociedade, que é a Lua, apoia. É uma distinção muito importante. Você pode querer fazer um certo trabalho, ter certas aspirações, mas se a sociedade não o apoiar nisso, se não houver apoio vindo da sociedade para fazer esse trabalho, você não conseguirá seguir essa carreira.

Portanto, o mapa lunar mostra como você é bem-sucedido dentro da sociedade, e, portanto, a décima casa a partir da Lua é excelente para julgar o que você realmente acabará fazendo. Uma análise muito aprofundada deve ser feita das casas a partir da Lua. O primeiro passo é o próprio signo, que muitas vezes pode dar pistas importantes. O que representa um signo, aquilo que ele simboliza ou significa, pode mostrar a área.

Planetas na casa definitivamente orientam você. Beneficos certamente criam oportunidades para você, se estiverem em uma boa dignidade pouco esforço será necessário. Maleficos mostram trabalho árduo e até barreiras, mas ainda mostram oportunidades. Pessoas representadas por qualquer planeta nesta casa certamente o ajudarão em sua carreira de sucesso. Se não houver planetas na casa, olhe para o senhor da décima a partir da Lua.

Neste caso, digamos que você tenha Júpiter nesta casa ou sendo o senhor da casa, então professores, gurus, pessoas com conhecimento, irão apoiá-lo, irão abrir portas para sua carreira. Sua carreira pode até estar nesses campos. Vênus, relações públicas, todas essas fatores ou mulheres estão abrindo as portas para o sucesso em sua carreira.

A 11a Casa a Partir do Chandra Lagna

Os planetas na décima primeira casa a partir da Lua mostram quanto você ganha, sua renda e como ela aumenta ao longo do tempo. Eles também indicam muito fortemente quantos empregos você terá. Marte aqui ou regendo a casa pode indicar que você levará muito tempo para encontrar o que realmente deseja fazer, mas quando encontrar, ficará com isso, o que pode ser favorável para um aumento contínuo na renda, já que Saturno sempre se sai bem na décima primeira casa.

A 12a Casa a Partir do Chandra Lagna

A décima segunda casa em relação à sua Lua pode estar relacionada a terras estrangeiras e a um certo montante de despesas em sua vida, mas, no geral, é uma casa favorável, como eu disse, tendo o apoio da Lua. Especificamente, representa sua família próxima e aqueles que o apoiam intimamente, o que é muito importante.

Picture of Pedro Cabral

Pedro Cabral

Graduação acadêmica em Comunicação e mais de 15 anos de dedicação à Astrologia Védica. Tudo teve início quando tive o privilégio de conhecer um ourives vaishnava, cuja inspiração me guiou. Ao longo do tempo, fui aluno de mestres indianos, lapidando com cuidado minhas habilidades. Sempre movido em enriquecer e contribuir ativamente para o florescimento da comunidade astrológica e dos amantes desta arte.

Contribua com a divulgação da Astrologia Védica!

Compartilhe!

Deixe um comentário

Não perca Tempo

Aprenda com os melhores. Se matricule em nossos cursos

Últimos Artigos

Não perca Tempo

Baixe a Apostila sobre os Primeiros Passos da Astrologia Védica inteiramente Grátis