Leia este Artigo se Você Quer Aprender Sobre os Seis Membros da Astrologia Védica

Astrólogo Védico Os Seis Membros da Astrologia Védica

Introdução

A Astrologia nos conduz a uma vida melhor, através da sua filosofia, confere a habilidade de ver o mundo com transparência e clareza, assim como nossos olhos. Ela ajuda a relacionar as escrituras védicas com a nossa vida pessoal. A astrologia permite que você veja e use seus talentos e potencialidades para atingir seus objetivos. Ela nos diz que nada é uma coincidência na vida; em vez disso, as circunstâncias ocorrem devido ao destino e à sorte. Mas você sabia que existem seis Membros da Astrologia Védica?

Por vezes, devido ao encanto pelas previsões e horóscopos, muitos estudantes acabam negligenciando a importância de dominar todos os seis Membros da Astrologia Védica. Muitos desconhecem que o que temos como místico ou misterioso, podem ser explicado por meio dos diferentes ramos da astrologia trazendo clareza para duvidas em torno tanto das previsões quanto os horóscopos.

Segundo o livro Prasna Marga e outros astrólogos medievais, Jyotish engloba seis áreas que subdividem todo o conhecimento astrológico em: Astronomia observacional (gola), Cálculos (ganita), Astrologia Natal (jataka), Astrologia Horária ou respostas a perguntas (prashna), Astrologia Eletiva ou a escolha de momentos auspiciosos (muhurta) e Interpretação de presságios (nimita).


Leia Também:

Livros de Astrologia Védica para Iniciantes: 10 livros para Começar

Os 5 Melhores Softwares de Astrologia Védica: Guia para Iniciantes

5 Apps de Astrologia Védica que Não Podem Faltar no Seu Celular

Parashari Jyotish: Tudo que você aprendeu sobre Astrologia Védica pode estar errado

Apostila de Astrologia Védica


Os Seis Membros da Astrologia Védica

Como já sabemos a Astrologia ou Jyotish Vidya é uma arte tão antiga quanto os Vedas. Os Vedangas, os textos auxiliares para entender os Vedas, foram os primeiros textos a mencionar o estudo da Jyotish. Eles se referem aos seis membros do corpo do Senhor Vishnu, que são: Jyotish, Kalpa, Nirukta, Shiksha, Vyakarana e Chanda. Dentre esses, a Jyotish atua como os olhos dos Vedangas.

Em linhas gerais, a Astrologia ou Jyotisha é dividida em duas partes: Sidhanta Bhaga, que aborda a Astrologia Matemática, envolvendo estudos mecânicos, astronômicos e matemáticos, e Phalita Bhaga, dedicada à Astrologia Preditiva, que se concentra nos valores simbólicos e subjetivos.

Originalmente, em seu período clássico, como vimos neste artigo, a Astrologia era dividida em três divisões, ou skandhas:

  • Sidhanta
  • Samhita
  • Hora

Mas assim como os Vedangas, a Astrologia Védica também pode ser ser divida em 6 partes. A partir do período medieval, como podemos ver em clássicos como o Prasha Marga, astrólogos passam a dividir todo o ramos do Jyotish em Seis Membros da Astrologia Védica.

Gola: Observação Astronômica

Entre os Seis Membros da Astrologia Védica, Gola se relaciona com a astronomia posicional e observacional, onde dados sobre o universo são registrados. Envolve a prática e o estudo da observação de objetos celestes, como planetas e estrelas, com a ajuda de olhos nus, telescópios e outros instrumentos astronômicos. Além disso, nessa área, você aprenderá sobre os movimentos dos planetas e seu impacto nas pessoas que habitam a Terra.

Este é o primeiro passo para qualquer aprendiz de astrologia, começar a manter um caderno de observações. Desenvolver o hábito de observar o nascer e o pôr do sol, em particular o momento sem estrelas em que apenas os planetas podem ser vistos no céu. Esta pratica é essencial para entender a mecânica e a logica simbólica da astrologia.

Ganitha: Cálculos Matemáticos

Entre os Seis Membros da Astrologia Védica, Ganitha é um termo usado na matemática indiana que se refere à aritmética e álgebra. Os cálculos matemáticos são ferramentas diagnósticas para analisar os resultados da Gola. Para isso, informações sobre o nascimento são essenciais. Data de nascimento, mês de nascimento, ano de nascimento, hora de nascimento, local de nascimento são detalhes fundamentais que você precisa fornecer ao astrólogo.

Com base nesses dados, o astrólogo calcula a posição dos planetas no momento do seu nascimento. Embora pareça simples, a astrologia védica envolve o cálculo de várias subdivisões do tempo para compreender como cada uma afeta o horóscopo. Isso não se limita apenas à posição dos planetas, mas também inclui o cálculo do ascendente e outros parâmetros. Hoje, contamos com softwares que fazem esses cálculos automaticamente, mas é recomendável que um estudante curioso pelo menos tente entender como cada elemento de um mapa astral é calculado e por que.

Atualmente, este é um dos ramos mais negligenciados entre os Seis Membros da Astrologia Védica. No entanto, Parashara e outros grandes mestres da astrologia advertem que astroloia não deve ser ensinada para aqueles que não entendem matemática.

Jatakam ou Kundali: O Mapa Astral ou Horoscopo

Entre os Seis Membros da Astrologia Védica, Kundali ou Jatakam é a posição dos planetas no momento do nascimento, um termo da astrologia indiana que se refere ao mapa astral de uma pessoa. Basicamente o a essência do Kundali é confirmada a partir dos seguintes elementos abaixo, mas não somente deles:

  • Posições planetárias: As posições dos planetas no mapa astral de uma pessoa são usadas para fazer previsões sobre sua vida. Cada planeta está associado a diferentes qualidades e aspectos da vida, e suas posições no mapa podem indicar pontos fortes, fraquezas e desafios potenciais.
  • Nakshatras: Nakshatras são as mansões lunares usadas para dividir o zodíaco em 27 seções. Cada nakshatra está associado a diferentes qualidades e características, e suas posições no mapa astral de uma pessoa podem fornecer informações adicionais sobre sua vida.

Em resumo, Jatakam é uma ferramenta importante na astrologia indiana para fazer previsões sobre a vida de uma pessoa ou algo que está materializado neste mundo com base nas posições dos planetas no momento do nascimento. Quando uma criança nasce, a primeira coisa que a família faz é obter o janampatri (Jatakam ou Kundali) do recém-nascido. Essa prática é seguida há séculos nas famílias hindus. Entre os Seis Membros da Astrologia Védica este é o mais popular e que encanta o maior numero de pessoas. Muitos acreditam que astrologia se resume a apenas este campo de estudo.

Prashna: Respostas às Perguntas

Entre os Seis Membros da Astrologia Védica, Prashna, que significa “questionar” em hindi, é a vertente da astrologia védica que explora a astrologia horária. Sempre que uma pergunta surge em sua mente e você busca uma solução, você pode realizar um prashna. A pergunta pode estar relacionada a Dashas, presságios, dificuldades, problemas na vida ou questões cotidianas. O astrólogo responde a essas perguntas lendo o horóscopo do momento da pergunta e interpretando o mapa daquele instante para fornecer a resposta.

O Prashna é uma ferramenta auxiliar amplamente utilizada por astrólogos experientes. Embora não tenha o mesmo prestígio do Kundali, o Prashna auxilia os astrólogos na leitura dos mapas natais. É comum que um astrólogo experiente consulte um Prashna antes de analisar um mapa, a fim de obter insights sobre o que o mapa representa. Por tanto recomenda-se que estudantes aprendam com muito carinho este entre os seis membros da Astrologia Védica.

Muhurta: Escolhendo Momentos Auspiciosos

Entre os Seis Membros da Astrologia Védica, Muhurta é a denominação para astrologia eletiva, refere-se à eleição do momento mais auspicioso para realizar algo muito importante. Na verdade, é inevitável para eventos como casamento, início de um negócio, entrada em casa nova, cirurgia, início de um tratamento ou rotina de saúde, entre outros. Acredita-se que realizar uma atividade durante um muhurta alinhado com as posições planetárias corretas pode trazer sucesso e boa fortuna. Aqui estão alguns conceitos-chave relacionados ao muhurta:

Brahma Muhurta: Brahma Muhurta é um horário específico do dia considerado o mais auspicioso para práticas espirituais. É o momento de transição entre a noite e o dia, alegadamente quando a energia do universo está em perfeito equilíbrio. Precisamente quando está claro e o sol não está no céu.

Atividades durante o Muhurta: Diferentes muhurtas são considerados auspiciosos para atividades diversas. Por exemplo, um muhurta para um casamento pode ser diferente de um muhurta para iniciar um negócio.

Posições planetárias: As posições dos planetas são levadas em consideração ao determinar um muhurta auspicioso. Cada planeta está associado a diferentes qualidades e aspectos da vida, e suas posições podem indicar momentos auspiciosos ou inauspiciosos para certas atividades.

Panchanga: Acredita-se que certas combinações dos cinco elementos do tempo sejam propícias para diferentes atividades. O estudo do calendário védico também pode ser usado para identificar momentos auspiciosos. Quando Panchanga e posições planetárias se alinham, é garantido que o momento trará resultados positivos.

Em resumo, entre os seis Membros da Astrologia Védica o muhurta é a engenharia “reversa”, um conceito crucial na astrologia indiana, determinando o momento propício para uma atividade específica e tomar o destino pela mão. Contudo, é importante destacar que o conhecimento de um momento auspicioso não dispensa o esforço e o cuidado por parte do astrólogo ou do indivíduo na execução da atividade.

Nimitta: Presságios e Sinais

Entre os Seis Membros da Astrologia Védica, Nimitta é um dos seis ramos da Jyotish e refere-se a “presságios” ou “sinais”. Os presságios ocorrem coincidentemente sempre que um evento está prestes a acontecer. Nimitta shastra lista vários sinais a serem observados em nosso estado desperto e também no estado de sonho. Os sonhos são onde seus desejos, medos, tristezas e amores se combinam e se apresentam sem limitações. Além disso, a shastra também menciona a relação desses presságios com diferentes planetas, divindades, plantas e animais.

Aqueles que acompanham previsões de astrólogos geralmente relatam que semanas antes de um evento astronômico ou astrológico uma série de coincidências ou lembretes na forma de sincronicidades costumam lembrar a chegada de um evento significativo. O estudo de Nimitta é o ramo da astrologia que abrange todas estas pequenas coincidências. Rez a lenda que astrólogos lendários seriam capazes de acompanhar e fazer previsões sem a necessidade de “ler mapas” apenas observando pequenos detalhes no seu dia a dia.

Manter um diário com eventos diários e sonhos, como mencionei anteriormente, ajuda a aumentar a consciência dos símbolos que nos visitam diariamente.

Conclusão

A Jyotish é um sistema complexo, e isolar qualquer uma de suas divisões não é possível. Jyotish é uma combinação de todas as divisões, e um bom astrólogo deve ser proficiente em todas elas para oferecer orientação eficaz aos seus clientes. Os Seis Membros da Astrologia Védica, e cada um dos seis ramos desempenha um papel vital na astrologia védica e na compreensão da influência dos astros em nossas vidas. Ao aprofundarmos nesses ramos, é fundamental reconhecer a riqueza de sabedoria que proporcionam.

Pedro Cabral

Pedro Cabral

Graduação acadêmica em Comunicação e mais de 15 anos de dedicação à Astrologia Védica. Tudo teve início quando tive o privilégio de conhecer um ourives vaishnava, cuja inspiração me guiou. Ao longo do tempo, fui aluno de mestres indianos, lapidando com cuidado minhas habilidades. Sempre movido em enriquecer e contribuir ativamente para o florescimento da comunidade astrológica e dos amantes desta arte.

Contribua com a divulgação da Astrologia Védica!

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca Tempo

Aprenda com os melhores. Se matricule em nossos cursos

Últimos Artigos

Não perca Tempo

Baixe a Apostila sobre os Primeiros Passos da Astrologia Védica inteiramente Grátis