Referencias sobre a Energia das Pedras Preciosas e Cristais na Astrologia Védica

Introdução

A adoração com a ajuda das nove variedades de pedras preciosas é um antigo ritual descrito no Narada Purana, Skanda Purana, Matsya Purana, e outras fontes de conhecimento védico. Nestas escrituras ficam claro que tanto semideuses quanto grandes personalidades fazem uso da energia de pedras preciosas e cristais.

Neste artigo, exploraremos esse antigo pilar de ensinamentos e as virtudes da energia das pedras preciosas e cristais. Entenderemos como a energia de pedras preciosas e cristais podem desempenhar um papel importante na remediação e equilíbrio de condições adversas no mapa astral. Se você tiver interesse, pode encontrar mais informações aqui sobre Rudrakshas.


Leia Também:

Como Otimizar o seu Dia Acompanhando o Ritmo do Sol

Como usar a Astrologia para encontrar Objetos Perdidos

As 9 noites de Navratri: A Vitória da Luz

Cúrcuma: Descubra os Benefícios Além da Saúde Segundo a Astrologia Védica

Calendário Astrológico de 2024 Gratuito


Referencias sobre a Energia das Pedras Preciosas e Cristais na Literatura Védica

Antes de explorarmos as virtudes das pedras preciosas, é fundamental compreender a origem das recomendações. Referências a joias e ornamentos são bastante comuns, especialmente ao descrever a magnificência divina dos semideuses. No entanto, as prescrições geralmente são subjetivas e raramente diretas. Dentro do contexto literário, podemos encontrar referências explícitas ao uso “mágico” ou de “proteção” de joias, não apenas nos clássicos da astrologia védica, mas também em alguns Puranas, como o Narada Purana e o Garuda Purana.

Narada Purana e a energia das Pedras Preciosas e Cristais

“Adorar com os NOVE tipos de Pedras Preciosas por um mês libera a pessoa de todos os pecados…”

-Narada Purana

Narada é como o “astro do rock” entre os Maharishis, com acesso VIP a todos os lugares e sempre em turnê com seu instrumento musical. Seus ensinamentos mais profundos giram em torno do Bhakti, a verdadeira devoção. O Narada Purana é um texto védico que faz parte dos dezoito principais Puranas. Ele se divide em duas partes, a primeira com 125 capítulos e a segunda com 82 capítulos.

Nos primeiros 41 capítulos do Purvabhaga, o Narada Purana segue o estilo do Brihannaradiya Purana, mas o restante da primeira parte e a segunda parte são enciclopédicos, abordando uma ampla variedade de tópicos. O nome do sábio Narada é dado ao texto, acredita-se que ele tenha narrado o texto. Este é um texto de grande importância no Vaishnavismo. Nele podemos encontrar informações sobre:

  • A Grandeza de Vishnu e seus Avatares
  • Os deveres dos quatro Varnas
  • A importância da peregrinação e o simbolismo em torno de Lugares Sagrados
  • Cosmologia e Astrologia

O texto também inclui descrições detalhadas de importantes festivais e rituais védicos, assim como histórias e lendas.

Narada Purana Energia-das-Pedras-Preciosas-e-Cristais
Narada Purana Energia-das-Pedras-Preciosas-e-Cristais

Garuda Purana e a energia das Pedras Preciosas e Cristais

“Se uma pessoa usar uma pedra preciosa com muitas imperfeições, mesmo por ignorância, ela será atormentada por tristeza, perda de riqueza, ansiedade, doenças e diversos males.”

-Garuda Purana

Garuda, por outro lado, é a montaria e um dos seres mais próximos do Senhor Vishnu. O Garuda Purana é um texto védico que também faz parte do cânone literário do Vaishnavismo. Com mais de 15.000 versos, seus capítulos exploram de forma abrangente uma vasta gama de tópicos. Alguns dos principais temas abordados no Garuda Purana incluem:

  • O conceito hindu de paraíso e inferno.
  • Morte, vida após a morte, pecado, vida no inferno, localização do inferno, Yama (o Senhor do Submundo), seu assistente Chitragupta e a descrição da Cidade de Yama.
  • A expiação do pecado e os tipos de ritos funerários que devem ser realizados para os falecidos, e o que acontece quando eles não são realizados.
  • A importância da peregrinação e o simbolismo em torno de Lugares Sagrados
  • Cosmologia e Astrologia

Estes são alguns dos livros que fazem referencia ao uso da energia de Pedras preciosas e Cristais.

As Virtudes da Energia das Pedras Preciosas e Cristais

As pedras preciosas desempenham um papel importante na espiritualidade e na astrologia védica. Segundo o Garuda Purana, essas gemas possuem qualidades especiais que podem ajudar a superar obstáculos, como influências negativas de planetas e períodos desafiadores (Dashas). Além disso, elas têm o poder de invocar a presença de uma divindade específica que passa a “residir” na gema ou ter uma ligação forte com o objeto.

No Shiva MahaPurana, tambem encontramos referencias sobre a Energia das Pedras Preciosas e Cristais, especialemnte nas descrições de diferentes Shiva lingas feitos com materiais variados, e como cada um deles é adorado pelos semideuses em busca das graças do Senhor Shiva. Esse é um exemplo de como diversas divindades se conectam com a energia de pedras preciosas e cristais.

Aqui estão algumas virtudes das pedras preciosas mais comuns:

Diamante (Vajra)

O diamante é a forma cristalina mais resistente e uma das joias mais populares do mundo. É uma pedra preciosa valiosa, com características únicas na astrologia. É regido pelo planeta Vênus e associado ao signo de Touro. O diamante simboliza pureza e beleza, sendo diretamente relacionado às mulheres. Pessoas que estão sob a influência de Mahadasha ou Antardasha de Vênus devem considerar o uso da pedra.

Safira Azul (Neelam)

A pedra Neelam, também chamada de safira azul, é conhecida por impulsionar a prosperidade financeira. Embora traga sorte, é essencial lembrar que o sucesso financeiro requer esforço contínuo. A Neelam pode acelerar resultados, liberar potencial oculto, melhorar a vida profissional e oferecer proteção contra energias negativas. Também reduz o medo e a ansiedade, promovendo confiança. Existem diferentes tipos de safira azul, como a Indraneelam, que oferecem benefícios adicionais, como controle sobre Marte e fortalecimento dos efeitos de Saturno para mais riqueza e proteção.

Rubi (Manikya)

O rubi, associado ao deus do sol, Surya, fortalece autoconfiança e vitalidade, simbolizando amor e paixão. Recomenda-se o uso do rubi para reforçar o Sol fraco no horóscopo. É auspicioso para Áries, Leão e Sagitário, mas requer avaliação astrológica precisa. Benefícios incluem melhora na saúde e oportunidades profissionais. Adorar o Deus Sol com rubi traz autoconfiança, sucesso e respeito na sociedade, aumentando energia e coragem.

Esmeralda (Marakata)

Na astrologia, Mercúrio está ligado ao conhecimento, intelecto e decisões. Mercúrio é regente de Virgem e Gêmeos. O uso de uma esmeralda equilibra sua influência no horóscopo, trazendo benefícios, especialmente na carreira, concentração e memória. Recomenda-se para Mahadasha ou Antardasha de Mercúrio e quando Mercúrio está enfraquecido.

Topázio Amarelo (Pushparaj)

O “Rei das Flores”, O topázio é associado ao Senhor Brihaspati, o guru dos semideuses. Ele é usado para melhorar a sabedoria, o conhecimento e a espiritualidade. Júpiter é o regente de Sagitário e Peixes e é considerado o grande benéfico. Recomenda-se para Mahadasha ou Antardasha de Júpiter ou quando Júpiter está enfraquecido.

Pérola (Moti ou Mauktika)

Mauktika, a pérola, está ligada à Lua. Se a Lua estiver fraca em seu horóscopo, você pode fortalecê-la usando esta gema. Usada como um remédio para tristeza, a pérola ajuda a superar distúrbios mentais e emocionais. Ela também resolve tensões familiares, desentendimentos e melhora a digestão.

Coral Vermelho (Moonga)

O coral está ligado a Marte, é usado para fortalecer a energia e coragem. É usado por Áries e Escorpião, mas outros signos também podem usá-lo, especialmente em momentos difíceis, com orientação astrológica. Acredita-se que ela confere coragem e paciência àqueles que enfrentam tempos difíceis, aumentando a autoestima e a determinação para enfrentar as adversidades da vida.

O Uso do Mala de Cristal de Quartzo

Um aspecto fascinante na utilização da energia das pedras preciosas e cristais está relacionado ao uso do mala de cristal de quartzo, também conhecido como Sphatika mala. Segundo o Narada Purana, o Senhor Narayana segurava um mala de quartzo enquanto protegia um jovem brahmana. Este mala é empregado para vencer o medo e é amplamente reconhecido como um meio altamente eficaz para a recitação de mantras.

A Importância do Sphatika Mala

O grande astrólogo, Sanjay Rath, o autor de “Vedic Remedies in Astrology”, afirma que a utilização do mala de cristal de quartzo, conhecido como Sphatika mala, tem o poder de tranquilizar o nervosismo e preocupações. Ele também recomenda que o Sphatika mala seja um instrumento excepcional para entoar o “Krishna Kavaca,” um mantra poderoso que evoca a proteção divina.

Conclusão

O uso da energia das Pedras Preciosas e Cristais e os nove tipos de pedras preciosas é um antiga recomendação que se repete na literatura védica, confirmando seu papel na espiritualidade e a astrologia védica. Cada pedra tem suas próprias virtudes e pode ser usada para superar desafios, atrair bênçãos divinas e fortalecer sua jornada.

Se você deseja experimentar, lembre-se de consultar um astrólogo experiente para escolher as pedras certas com base em seu mapa védico. Usando a energia de pedras preciosas e cristais adequadamente, você pode equilibrar as energias do seu mapa astral com confiança, superando qualquer desafio.

Pedro Cabral

Pedro Cabral

Graduação acadêmica em Comunicação e mais de 15 anos de dedicação à Astrologia Védica. Tudo teve início quando tive o privilégio de conhecer um ourives vaishnava, cuja inspiração me guiou. Ao longo do tempo, fui aluno de mestres indianos, lapidando com cuidado minhas habilidades. Sempre movido em enriquecer e contribuir ativamente para o florescimento da comunidade astrológica e dos amantes desta arte.

Contribua com a divulgação da Astrologia Védica!

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca Tempo

Aprenda com os melhores. Se matricule em nossos cursos

Últimos Artigos

Não perca Tempo

Baixe a Apostila sobre os Primeiros Passos da Astrologia Védica inteiramente Grátis