Os 5 Elementos do Panchanga: Karana, o Ímpeto Criativo na Astrologia

Panchanga Karana

Introdução

Como já venho dizendo em alguns artigos, o Panchanga é uma ferramenta que auxilia e indica os melhores dias para viagens e outras atividades importantes da vida. Para quem não conhece o Panchanga é a base do calendário astrológico védico. Astrologos que aprender a ler o Panchanga são capazes de interpretar o tempo sem a necessidade de ver um mapa convencional.

Com essa ferramenta, é possível agendar entrevistas, programar viagens, realizar investimentos e identificar momentos propícios para iniciar tarefas importantes, como festivais e pujas, de forma precisa. Com base nos elementos Vara, Thithi, Nakshatra, Yoga e Karana, o Panchang determina se o dia é auspicioso, indicando sua adequação para determinados propósitos.

O Panchanga pode classificar os dias pela sua auspiciosidade como Amrita, Siddha, Marana e Shubha. Na complexa astrologia védica, o Karana desempenha um papel fundamental, sendo uma medida matemática da interação entre o Sol e a Lua em uma base de meio dia lunar. Este artigo explora a importância do Karana, seus tipos, sua influência e algumas formas de interpretar e escolher os melhores karanas para aproveitar os melhores momentos da nossa vida.


Leia Também:

Jamna Tithi: Guia Definitivo sobre Aniversários na Astrologia Védica

Calendários Lunissolares: Os 2 principais sistemas para marcar a passagem do Tempo

Leia este Artigo se Você Quer Aprender Sobre os Seis Membros da Astrologia Védica

Parashari Jyotish: Tudo que você aprendeu sobre Astrologia Védica pode estar errado

Referencias sobre a Energia das Pedras Preciosas e Cristais na Astrologia Védica

Apostila de Astrologia Védica

Adquira o seu Calendário Astrológico de 2024 Grátis


Os Primeiros Passos em Torno do Karana

O que é um Karana?

Um Karana representa uma diferença de 6 graus de arco entre o Sol e a Lua na esfera celestial. Ele possui uma conexão única com o dia lunar, conhecido como Tithi, refletindo as dinâmicas do movimento da Lua nas mansões lunares. A energia ao entrar no Nakshatra até a metade é o primeiro Karana daquele Tithi, e a energia ao se deslocar da metade para o final do Nakshatra é o segundo Karana daquele dia lunar.

Isso que dizer que estas janelas de tempo são crucialmente importantes, e estão associados ao Elemento Primordial da Terra, conhecido como Pritvi. A sua afinidade com o elemento terra, ou Pritvi, estabelece uma ligação intrínseca com o desejo de concretizar e manifestar algo a partir das emoções nutridas pelo Tithi e as ideias surgidas pelos Nakshatras. Por tanto, a interpretação destes momentos podem dar pistas em torno de como trabalhamos ou manifestamos nossos desejos no mundo mundo material.

Quais são os Diferentes Tipos de Karana

Dhruv Karan: Os Karanas Fixos

Entre os 11 tipos de Karanas, quatro são categorizados como Dhruv ou Fixos. Eles ocorrem somente entre ou durante a Amavasya, a Lua Nova, repetindo-se a cada 30 dias lunares. Esses momentos estão associados aos planetas Rahu e Ketu, sendo aconselhável evitá-los para atividades auspiciosas e se necessario usa-los para atividades em que precise fazer coisas de moral duvidosa. Eles são mais indicados para empreendimentos que estejam alinhados com a energia dos planetas Rahu e Ketu. Estes Karanas são:

  1. Shakuni
  2. Chatushpada
  3. Nagava
  4. Kinstughna

Charsanghak: Os Karana Moveis

Os sete Karanas restantes se repetem oito vezes por mês e são conhecidos como Charsanghak ou Karanas móveis. Esse padrão cíclico resulta em um total de 60 combinações de Karanas em um mês lunar. Cada um desses Karanas está associado a um dos 7 planetas, harmonizando-se com atividades específicas relacionadas a cada Graha. Os 7 Karanas Moveis são:

  1. Bhava
  2. Balava
  3. Kaulava
  4. Taitila
  5. Garaja
  6. Vanija
  7. Visti

Uso Pratico dos Karanas

Como Podemos Incorporar os Karanas ao Nosso Dia-a-Dia

Diversas escolas de Astrologia afirmam que o entendimento do Panchanga, em especial do Karana, é fundamental para expressar materialmente os sentimentos. Um Karana adequado pode assegurar o sucesso da atividade desejada ao escolhermos o momento ideal para iniciar ou planejar algo. Quando se trata da interpretação de um mapa natal, essas informações complementam outros elementos astrológicos, fornecendo confirmações relacionadas a questões materiais.

Remédios Recomendados para Karanas Fixos

Lidando com Karanas Fixos

Sabe-se que, no amavasya, o dia sem luz lunar, é aconselhável praticar atividades leves, devocionais e espiritualizadas. Agora, entendemos que essa recomendação se deve ao alinhamento do Karana, a maneira como materializamos sentimentos, com os planetas Rahu e Ketu durante esses dias de lua nova.

O nascimento em qualquer Dhruva Karan é considerado um Dosha, e exige remédios devido às suas energias destrutivas. Um dos remédios recomendados é o entoação do Purush Sukta, um mantra que se encontra no Rig Veda no Canto 10.70. 1 a 16. Recitá-lo ou ouvi-lo durante o mesmo Karana de nascimento pode resolver problemas relacionados aos impulsos destrutivos de Rahu e Ketu.

O Astrologo vedico panchanga karana jpg
Os 5 Elementos do Panchanga: Karana, o Ímpeto Criativo na Astrologia 2

Como Interpretar cada Karana Fixo

Vamos compreender rapidamente como o Karana no momento do seu nascimento influencia você e como podemos aproveitar a energia do Karana no Panchanga para melhorar nosso dia a dia. Se quiser descobrir mais segredos sobre a interpretação dos elementos do Panchanga, temos um curso que aborda técnicas mais aprofundadas.

Shakuni

É um Dhruv Karana que ocorre uma vez por mês na segunda metade do 14º dia lunar da quinzena escura, ou seja, durante o Krishna Chaturdashi. É regido pela deidade Kali. Shakuni em sânscrito significa aquele que pode ler presságios perfeitamente ou uma ave.

Como interpretar no Mapa Natal

Se você nasceu durante este Karana, você se sente como um pássaro livre, com uma visão positiva e voltada para o futuro. Uma pessoa inteligente, intuitiva, corajosa e astuta, capaz e dispostas a correr riscos. Com uma personalidade equilibrada e impressionante, raramente você se perturba com pouco. Você pode influenciar os outros com suas palavras e usar seus talentos de maneira decisiva.

Mais líder do que seguidor, você será reconhecido em sua profissão por suas habilidades de resolução de problemas, encontrando oportunidades ocultas para o crescimento. Você pode ter sucesso em áreas relacionadas a produtos químicos, medicamentos, estratégias, planejamento, etc.

No entanto, tenha cuidado com a tendência de buscar atalhos, meios antiéticos e ilegais para avançar. Não aja quando estes forem os desejos que te impulsionam, pois podem causar problemas, resultando em uma vida cheia de tensões e recompensas aquém do esperado.

Como Escolher o Muhurta

O Shakuni Karana é adequado para atividades que envolvem riscos significativos. Você pode realizar cerimonias relacionados à remoção do mau-olhado, destruição de inimigos, guerra, espionagem, treinamento de animais e aves, etc., neste momento. É também um bom momento para iniciar novos medicamentos, discussões com outras pessoas, buscar o entendimento de um Mantra, realizar pujas de divindades, etc.

Chatushpada

Este Karana está de alguma forma ligado a Vrishabha, o Touro, ele ocorre uma vez por mês, na primeira metade do Amavasya, ou seja, no dia da lua nova. Chatushpada em sânscrito significa “o de quatro patas”, “com quatro passos”, “com quatro estágios”, “quatro rodas”, “quatro raios de luz”, “quatro pilares”, etc.

Como interpretar no Mapa Natal

Se você nasceu sob o Karana Chatushpada, é uma pessoa sincera, ética, espiritualizada e tradicional em sua perspectiva. Você respeita os mais velhos e professores, buscando aprender com eles. Se relaciona bem com todos sem muita complicação. Criativo, pensa logicamente, lê livros, aprende, viaja e geralmente está satisfeito. A vida é geralmente confortável, pois está disposto a trabalhar por ela, preferindo empreender a trabalhar em um emprego.

Algumas profissões que se adequam à sua natureza são medicina, química, matemática e lógica, e profissões relacionadas a animais e à terra física. O Chatushpada tem um nível de energia significativo, mas permanece em estado potencial. O trabalho árduo é necessário para movimentar sua energia, mas uma vez acionado, traz sucesso em atividades fora do comum.

Como Escolher o Muhurta

Este é um bom momento para todo tipo de trabalho de ‘remoção’, como afastar o mau-olhado, Ucchatan de inimigos, atividades tântricas que são arriscadas, incomuns ou na fronteira do bem/ruim. Não é um bom momento para atividades auspiciosas ou agradáveis, como casamento, cerimônias de nomeação, iniciar novos projetos, jornadas longas, etc. Este momento é destinado a rituais sérios feitos para almas falecidas, como Shraddh ou Tarpan, etc. Você pode fazer Daan, recitação de mantras, etc., especialmente para os ancestrais falecidos. Este tempo também pode ser utilizado para atividades relacionadas a animais de quatro patas.

Nagava

Regido pela divindade Naga, também chamada Phani, ocorre na segunda metade da Amavasya, o dia lunar da lua nova. Sendo um Dhruv Karana, acontece apenas uma vez por mês. Naga em sânscrito significa “cobra”, metais e outros recursos derivados das montanhas, pessoa cruel, nuvens, excelente, etc. Phani refere-se à capa da cobra ou metais da terra.

Como interpretar no Mapa Natal

Se você nasceu durante este Karana, possui uma personalidade um tanto dura, implacável, irritável e teimosa. Parece atraente, hipnotizante e cativante para os outros. Misterioso e inteligente, prefere manter seus assuntos para si mesmo, não se abrindo para ninguém, o que pode levar à insegurança e depressão se não for cuidadoso. Evite vícios e busque falar a verdade. Tente usar sua natureza típica de maneira produtiva, para que a energia seja direcionada para algo que lhe traga felicidade e progresso.

As profissões tipicamente relacionadas são água, venenos, segredos, inteligência e lógica, atividades subterrâneas como mineração, minerais, geologia, etc. No entanto, não deixe nada ao acaso na vida, reduza a dependência de terceiros, evite tomar empréstimos, e procure realizar obras auspiciosas como Daan, pujas, etc.

Como Escolher o Muhurta

A energia deste momento não é adequada para atividades auspiciosas ou agradáveis. Portanto, evite iniciar coisas novas, projetos, pujas, Sanskar como casamento, entrada em casa, etc., durante este período. Atividades destrutivas, como afastar o mau-olhado, destruir inimigos, podem ser realizadas com sucesso neste momento. Você também pode fazer Daan, mantra japa, etc. As atividades realizadas durante este período exigem trabalho árduo, pois o potencial deste Karana é mais adormecido ou letárgico. Mas, uma vez estimulado, proporciona resultados rápidos. Seus resultados são sempre permanentes, frequentemente cruéis, na maioria das vezes poderosos e, às vezes, odiosos.

Kinstughna

Kinstughna acontece uma vez por mês, na quinzena brilhante, na primeira metade do 1º dia após a lua nova, ou seja, na primeira metade do Shukla Paksh Pratipada. É regido pela deidade chamadas Marut. ‘Kinstughna’ é uma palavra típica que pode ser entendida como ‘o que é a Devi?’. Sendo o primeiro karana após a Lua nova/Amavasya, essa palavra pode ter algum significado esotérico. Este período é propício para iniciar novos projetos ou criar coisas novas. É considerado bastante promissor, pois após a escuridão, a chegada da luz se inicia. Este momento inspira uma nova vida.

A divindade que rege este Karana é Vayu Deva, e sua influência é notável neste intervalo, gerando resultados rápidos. Aqueles que nascem sob este Karana devem adorar Vayu Deva para evitar problemas futuros e promover a cura de questões físicas.

Como interpretar no Mapa Natal

Se você nasceu durante este momento, existem grandes chances de possuir um grande potencial positivo, porém, é necessário que haja fatores adicionais apoiando sua Lua para ativá-lo. No geral, este Karan é favorável, e seus resultados são rápidos e certos se os outros planetas apoiarem a Lua. Tente permanecer feliz, entusiasmado, ativo e disposto a trabalhar para aproveitar ao máximo o que tem. Siga suas práticas religiosas, culturais ou tradicionais e mantenha-se conectado aos seus pais, terra natal, etc., pois isso lhe dará força. Você é amigável, prestativo e justo em sua abordagem. No campo profissional, atividades relacionadas a dinheiro, finanças, contas, ouro, etc., parecerão mais atraentes para você.

Como Escolher o Muhurta

Este é um bom momento para novos começos, trabalho, jornadas, todas as atividades auspiciosas, e também para reiniciar trabalhos interrompidos, se houver outros planetas apoiando a Lua. Caso contrário, trabalhos espirituais e religiosos, como Daan, puja, mantra, etc., podem ser realizados durante este período. Esse momento inspira a libertação de qualquer tipo de amarras, impulsionando o avanço na vida.

Pedro Cabral

Pedro Cabral

Graduação acadêmica em Comunicação e mais de 15 anos de dedicação à Astrologia Védica. Tudo teve início quando tive o privilégio de conhecer um ourives vaishnava, cuja inspiração me guiou. Ao longo do tempo, fui aluno de mestres indianos, lapidando com cuidado minhas habilidades. Sempre movido em enriquecer e contribuir ativamente para o florescimento da comunidade astrológica e dos amantes desta arte.

Contribua com a divulgação da Astrologia Védica!

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on pinterest
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca Tempo

Aprenda com os melhores. Se matricule em nossos cursos

Últimos Artigos

Não perca Tempo

Baixe a Apostila sobre os Primeiros Passos da Astrologia Védica inteiramente Grátis