Jamna Tithi: Guia Definitivo sobre Aniversários na Astrologia Védica

Jamna Tithi

Introdução


Como alguns sabem, o dia do aniversário astronômico difere da data comemorativa no Ocidente, a data marcada como a data de aniversario é uma convenção em torno do dia do mês e nada tem haver com a repetição dos mesmo fatores astronômicos. Vamos ver quais as aplicações e por que a literatura védica insiste em marcar a data de nascimento de deidades e grandes personalidades de acordo com o Jamna Tithi, ou o Tithi de Nascimento. Quais são as aplicações para a confirmação de datas e horóscopos, assim como maneiras nas quais a astrologia se torna uma aliada na transmissão de valores de ensinamentos de natureza espiritual.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o seu mapa astral védico ou quer saber qual é o seu Jamna Tithi, recomendo fazer uma consulta com um astrólogo experiente. Se isso não for possível, você pode conferir estes artigos para criar o seu mapa astral védico gratuitamente usando um software ou um aplicativo de astrologia.


Leia Também:

Como Otimizar o seu Dia Acompanhando o Ritmo do Sol

Os 5 Elementos do Panchanga: Karana, o Ímpeto Criativo na Astrologia

As 12 Formas de Ganesha: Removendo Obstáculos no Ganesha Chaturthi

Ahoratra: As 11 Unidades menores de Tempo na Astrologia Védica

Calendários Lunissolares: Os 2 principais sistemas para marcar a passagem do Tempo

Calendário Astrológico de 2024 Gratuito


Introdução ao Tithi – O encontro entre o Sol e a Lua

Tithi, na astrologia védica, faz referência ao “dia lunar”, ou as fases da Lua, e é à relação angular entre o Sol e a Lua. Ele integra o Panchanga, os cinco componentes essenciais do sistema de calendário hindu, ao lado de Vara (o dia da semana), Nakshatra (mansões lunares), Yoga (o ângulo luno-solar) e karana (meio Tithi). O Tithi é calculado com base na diferença longitudinal entre o Sol e a Lua. Dentro de um mês lunar, encontramos 30 tithis, cada um deles com um nome e significado específicos. O tithi detém um papel fundamental na determinação da auspiciosidade de um dia para a realização de cerimônias religiosas, festivais e outros eventos de grande importância na cultura védica.

  • 1º Tithi – Pratipada
  • 2º Tithi – Dwithiya
  • 3º Tithi – Trithiya
  • 4º Tithi – Chaturthi
  • 5º Tithi – Panchami
  • 6º Tithi – Shasthi
  • 7º Tithi – Saptami
  • 8º Tithi – Ashtami
  • 9º Tithi – Navami
  • 10º Tithi – Dashami
  • 11º Tithi – Ekadasi.
  • 12º Tithi – Dwadashi
  • 13º Tithi – Thrayodashi.
  • 14º Tithi – Chaturdashi
  • 15º Tithi – Amavasya (Lua Nova)
  • 15º Tithi – Purnima (Lua Cheia)

O Mapa Tithi Pravesha

O Mapa Tithi Pravesha é um horóscopo anual elaborado com base no momento exato do nascimento, considerando a posição precisa do Jamna Tithi. Isso ocorre quando a distância entre o Sol e a Lua coincide exatamente com o momento do nascimento, com o Sol no mesmo signo solar natal.

Para aqueles que observam com atenção, esta é a versão védica do Mapa de Retorno Solar. No entanto, a escolha dos elementos difere em termos filosóficos. Enquanto o Retorno Solar se baseia no retorno literal do Sol ao mesmo grau do mapa natal, na astrologia védica, considera-se o ângulo formado entre o Sol e a Lua. Nas palavras do renomado astrólogo Sanjay Rath, o nascimento de uma criança não é apenas resultado da vontade de seu pai, simbolizado pelo Sol, mas sim do encontro de dois polos de energia, o masculino e o feminino, representados pelo Sol e pela Lua.

O Tithi Pravesha é uma ferramenta crucial para astrólogos, aprimorando a interpretação de mapas astrais. Combinado com análises de Dasas, trânsitos e outras técnicas, oferece maior precisão na previsão de eventos importantes.

Jamna Tithi 2
Jamna Tithi

O Jamna Tithi e o Mês Lunar

Muitas pessoas me questionaram ao longo dos anos: “Por que a data do Festival caem sempre em dias diferentes?”. Festivais que celebram o aparecimento ou o nascimento de uma deidade ou personalidade seguem a mesma lógica do Tithi Pravesha. A data no calendário védico é sempre marcada pelo Tithi no mesmo mês lunar.

O Mês lunar pode ser ser classificado em dois tipos: Poornimanta Masa e Amanta Masa.

No sistema Poornimanta, cada mês é contado a partir do dia seguinte à Purnima (lua cheia) até a próxima Purnima. Já no sistema Amanta, o mês é contado a partir do dia seguinte à Amavasya (lua nova) até a próxima Amavasya. A tradição Poornimanta remonta à era védica, porém, no período pós-védico, foi substituída pelo sistema Amanta. Em 57 a.C., Vikramaditya reintroduziu a tradição Poornimanta, buscando retornar às raízes védicas. Essa prática tornou-se popular em muitas regiões do Norte da Índia, enquanto o sistema Amanta ainda é predominante no Sul da Índia.

O nome de cada mês é derivado da posição da lua no dia da lua cheia. O mês recebe o nome da estrela mais próxima da lua cheia. Por exemplo, Nakshatra Kritika – Mês Karthika, sendo um dos 27 Nakshatras. Doze estrelas ou agrupamentos de estrelas dos 27 Nakshatras emprestam seus nomes aos meses. Embora os nomes possam variar de acordo com a região, muitos deles são apenas variações fonéticas uns dos outros.

Os meses são:

  • Chaitra
  • Vaishaka
  • Jyeshtha
  • Ashada
  • Shravana
  • Bhadra
  • Ashvina
  • Karthika
  • Margashirsha
  • Pausa
  • Magha
  • Phalguna

Saber o mês em que o Jamna Tithi acontece é precedente para saber em qual signo o Sol está. No mês lunar de Amanta, o mês começa com o Sol e a Lua juntos em um signo anterior ao que está listado na tabela. Por exemplo, o mês de Chaitra começa com o Sol e a Lua em Peixes, mas sempre terminará quando o Sol estiver em Áries. Com essa informação podemos começar a inferir a posição Sol e a distancia dele da Lua com os Tithis.

A relação entre o Sol e os Tithis

Outro aspecto fascinante da Astrologia Védica é que o grau do Sol se assemelha ao Tithi. Isso quer dizer que, assim como existem 30 dias em um mês lunar (de lua cheia a lua cheia ou de lua nova a lua nova), há trinta graus em um Rashi (signo do zodíaco). Cada grau que o Sol avança é comparável a um tithi. Por exemplo, o Sol no 30º grau é análogo a uma Amavasya, enquanto o Sol no 1º grau corresponde a Shukla Pratipada (primeiro dia crescente). O grau 15, situado no centro do Rashi, é similar a uma lua cheia.

Sabendo de todos estes pequenos detalhes, podemos aprender como tirar proveito deste dia tão especial.

Alguns rituais que você seguir no seu Janma Tithi:

Acorde cedo no seu Jamna Tithi

Levantar cedo ao longo do ano é importante e torna-se ainda mais crucial no Janma Tithi, o dia de seu nascimento. Se possível, esforce-se para acordar durante o Brahma Muhurta, um período em que as energias negativas são significativamente reduzidas, proporcionando proteção ao longo do dia. Se acordar durante o Brahma Muhurta for um desafio, procure acordar o mais cedo que puder.

Abhyanga/Massagem com óleo

Após acordar, aproveite o seu Jamna Tithi para cuidar de si mesmo. Massageie suavemente o seu corpo com óleo. Abhyanga é um remédio ayurvédico que fortalece você a nível fisiológico e mental. Use óleos essências com óleos carreadores mornos e massageie levemente o seu corpo antes de tomar um banho. Isso melhora a circulação sanguínea e regula a função dos hormônios.

Busque bênçãos de seus Pais

É especialmente importante na ocasião do seu Janma Tithi. Somos uma mistura de energias masculinas e femininas e somos produtos de nossos pais. Quando o Sol e a Lua voltam às suas posições originais, da maneira como estavam no momento do seu nascimento, busque bênçãos de seus pais. Busque também bênçãos dos mais velhos da sua família.

Adore seu Kuladevata (Deidade da Família) durante o Jamna Tithi

Propicie seu Kuladevata no seu Janma Tithi. Kuladevata é uma deidade poderosa escolhida sabiamente por seus ancestrais. Quando você os adora no seu Janma Tithi, recarregará suas energias espirituais.Você também pode adorar seu Ishta Devata ou qualquer outra deidade de sua escolha durante este período auspicioso.

Prepare uma mistura de leite de vaca, rapadura e sementes de gergelim preto

Virado para o leste, beba a mistura três vezes. Feito durante o Jamna Tithi, isso afastará os obstáculos e o ajudará a enfrentar o ano que se inicia.

Observe jejum durante o Jamna Tithi

Aproveite a data de aniversario normal para comemorar e exagerar. Quando o Sol e a Lua formam um ângulo no momento do seu Jamna Tithi, seu corpo se torna altamente receptivo às vibrações no Universo. Durante este dia, observe Jejum! Se não for possivel, tente planejar uma dieta sattvica ou tente evitar alimentos simbolizados pelas suas casas Trik.

Adore um Shivalinga com os Pancha maha bhuta (os 5 Elementos) durante o Jamna Tithi

Adore um Shivalinga, a usina de energia do universo, durante o seu Jamna Tithi. Tudo que é oferecido ao Shivalinga com fé e respeito, retorna multiplicado diversas vezes. Acender uma lâmpada em honra ao elemento Fogo (Agni tattva), que está ligado aos planetas Sol, Marte e Ketu. Oferecer um incenso ou dhoop para honrar o elemento Ar (Vayu tattva), que está relacionado aos planetas Saturno e Rahu. Oferecer água em homenagem ao elemento Água (Jala tattva), que está conectado aos planetas Lua e Vênus. Oferecer flores para honrar o elemento Ether (Akash tattva), que está ligado ao planeta Júpiter. Oferecer pasta de sândalo para honrar o elemento Terra (Prithvi tattva), que está relacionado ao planeta Mercúrio.

Ajudem alguém no Jamna Tithi

O Jamna Tithi é o dia ideal para realizar boas ações. Doe comida e roupas para os necessitados e alimente os animais. Fazer doações neste dia impulsionará ainda mais no caminho espiritual.

FAQ


Como o Tithi é calculado e quantos Tithis existem em um mês lunar?

O Tithi são as fases da Lua. Eles são calculados com base na diferença longitudinal entre o Sol e a Lua. Existem 30 Tithis em um mês lunar.

O que é o Mapa Tithi Pravesha e como ele difere do Mapa de Retorno Solar?

O Mapa Tithi Pravesha é um horóscopo anual baseado no ângulo entre o Sol e a Lua, ele difere do Mapa de Retorno Solar porque como o nome já diz é o retorno do sol a sua posição natal.

Qual é a relação entre o Tithi e a data dos festivais celebrados na cultura védica?

Os festivais védicos são marcados pelo Tithi no mês lunar, refletindo a importância da astrologia na determinação das datas.

Como o grau do Sol se relaciona com os Tithis na Astrologia Védica?

O grau do Sol se relaciona diretamente com os Tithis, porque cada grau corresponde a um Tithi específico. Com ajuda de outros elementos conseguimos calcular com precisão um mapa astral.

Picture of Pedro Cabral

Pedro Cabral

Graduação acadêmica em Comunicação e mais de 15 anos de dedicação à Astrologia Védica. Tudo teve início quando tive o privilégio de conhecer um ourives vaishnava, cuja inspiração me guiou. Ao longo do tempo, fui aluno de mestres indianos, lapidando com cuidado minhas habilidades. Sempre movido em enriquecer e contribuir ativamente para o florescimento da comunidade astrológica e dos amantes desta arte.

Contribua com a divulgação da Astrologia Védica!

Compartilhe!

Uma resposta para “Jamna Tithi: Guia Definitivo sobre Aniversários na Astrologia Védica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca Tempo

Aprenda com os melhores. Se matricule em nossos cursos

Últimos Artigos

Não perca Tempo

Baixe a Apostila sobre os Primeiros Passos da Astrologia Védica inteiramente Grátis