Prashna – Guia para Iniciantes em Astrologia Horária

Astrologia Horaria - prashna

Introdução

Como visto no artigo anterior, a astrologia védica oferece uma vertente muito interessante conhecida como Prashna, que se traduz literalmente como a “pergunta”. No Ocidente, essa disciplina é chamada de Astrologia Horária, mas a mesma não é tão popular e poucos sabem que um astrólogo tem as ferramentas para fazer esse tipo de estudo. A interpretação de um mapa natal, muitas vezes chamada de leitura astrológica, proporciona uma visão geral, mas as informações podem parecer distantes e os detalhes ficam em segundo plano. Para obter informações mais específicas, a visão microscópica, envolve focar apenas em uma pergunta específica por um período determinado, e isso é o que chamamos de Prashna.

O Prashna Kundali é criado imediatamente quando alguém faz uma pergunta a um astrólogo usando o momento da pergunta para criar um mapa astral. Ele é usado para fornecer respostas surpreendentemente precisas sem a necessidade de um mapa natal. E esta é uma das grandes diferenças, o Prashna pode responder a perguntas quando não temos informações sobre o horário de nascimento do cliente.


Leia Também:

Leia este Artigo se Você Quer Aprender Sobre os Seis Membros da Astrologia Védica

Parashari Jyotish: Tudo que você aprendeu sobre Astrologia Védica pode estar errado

Livros de Astrologia Védica para Iniciantes: 10 livros para Começar

Os 5 Melhores Softwares de Astrologia Védica: Guia para Iniciantes

5 Apps de Astrologia Védica que Não Podem Faltar no Seu Celular

Apostila de Astrologia Védica


A Prashna na Tomada de Decisões

A astrologia horária védica, ou Prashna, é uma ferramenta valiosa para ajudar a tomar decisões e muitos tem um uso pratico no dia a dia. Ela fornece uma visão detalhada das circunstâncias e ajuda a elucidar as possíveis consequências de determinadas ações. Mais de uma vez, vi astrologos experientes usarem o prashna para tomar decisões da mesma forma que muitos usam oráculos como o tarot.

Em resumo, a Prashna é uma vertente dinâmica e precisa da astrologia védica que permite aos indivíduos obter respostas específicas para perguntas importantes em suas vidas. Ao registrar o momento da pergunta, calcular o mapa Prashna e realizar uma análise detalhada, os astrólogos védicos oferecem orientação precisa e fundamentada. Um prashna serve para responder a uma única pergunta por vez e não pode ser usada para múltiplas questões.

Quais São os Limites do Prashna

O Prashna possui algumas limitações, no entanto, ainda é uma ferramenta poderosa capaz de fornecer respostas precisas a perguntas específicas. Vamos ver quais são os limites desse ramo da astrologia védica.

  • Limitação a uma única pergunta: O Prashna está restrito a responder somente uma pergunta, sendo incapaz de analisar os karmas passados de um indivíduo ou de responder a múltiplas perguntas por meio de apenas um mapa.
  • Dificuldade na execução: A prática do Prashna pode não parecer mas é bastante complexa, exigindo um treinamento que se estende além da interpretação de mapas natais para entender algumas.
  • Autenticidade da pergunta: O principal desafio do Prashna reside no fato de que, às vezes, uma pessoa não formula a pergunta corretamente ou a faz para testar o astrólogo. Em tais casos, o Kundali e a pergunta não se alinham, resultando em respostas menos precisas. Grandes astrologos como o próprio Parashara avisa que um astrologo não deve usar a astrologia para entreter aqueles que não se alinham com a arte. Um astrólogo não deve gastar o seu tempo para convencer aqueles que não tem interesse.

Como preparar um Prashna

Quando alguém faz uma pergunta, são calculadas as posições planetárias daquele momento específico naquele local e é elaborado um horóscopo, conhecido como Prashna Kundli. Como poderemos ver, há uma mistura entre elementos da astrologia tradicional como todos conhecem e técnicas de interpretação de presságios.

No entanto, um dos clássicos a respeito da astrologia horaria, o Prashna Marga lista quatorze elementos, a saber: Samaya (horário exato), Desh (o local ocupado pelo questionador), Swarayu (a natureza e ritmo da respiração), Avastha (sua própria condição ou posição), Sparsh (o que o questionador toca), Arudha Rasi, Disha (a direção), Prashanakshar (as letras das palavras proferidas pelo querente), Sthiti (comportamento do querente), Cheshta (movimentos), Bhava (atitude mental), Avalokan (seu olhar para uma direção ou coisa), Vasanam (vestimenta do querente) e Nimittas (sons ominosos ou sinais indicativos naquele momento).

Como Formular uma Pergunta no Prashna

Na tradição indiana, a astrologia é uma prática enraizada em rituais e profundamente entrelaçada com a espiritualidade. A formulação de uma pergunta de maneira digna, respeitosa e apropriada é de importância suprema. Refletindo sobre a história, na Grécia antiga, o famoso Oráculo de Delfos era conhecido por oferecer respostas precisas, ainda que por vezes, suas palavras fossem tão enigmáticas que desafiavam a compreensão humana.

Para entender como formular uma pergunta que conduza a uma resposta clara e inequívoca, é fundamental considerar as seguintes diretrizes. Essas orientações, transmitidas ao longo das eras, podem ser a chave para acessar sabedoria e orientação por meio da astrologia, proporcionando um caminho iluminado para aqueles que buscam respostas profundas e significativas. Quando for fazer uma pergunta considere as seguintes diretrizes:

  1. Preparação Mental, Física e Espiritual: É importante dedicar tempo para limpar seus pensamentos. Executar uma rotina simples de pranayama para acalmar a mente, respirar profundamente, relaxar e permitir que a pergunta se esclareça livremente, sem expectativas. Elevar o pensamento ao Divino, na forma de Khrishna ou sua a deidade que se sentir mais a vontade. Permita que Ele revele Sua resposta através do astrólogo.
  2. Formule uma Pergunta Clara: Decida exatamente o que deseja saber e formule uma pergunta clara e concisa. Quanto mais clara a pergunta, mais clara será a resposta. A pergunta deve ser uma única sentença. Evite perguntas ambíguas ou complexas. Faça perguntas na forma positiva, em vez de usar negativas na pergunta. Evite Perguntas baseadas em condicionantes como “ou”. Mantenha-as o mais diretas possível.
  3. Não Faça a Mesma Pergunta em um Curto Espaço de Tempo: Evite fazer a mesma pergunta ao mesmo astrólogo dentro de um período de três meses. Isso permite que o tempo aja e evita impaciência.
  4. Seja Aberto à Resposta: Não insista em receber apenas uma determinada resposta. Esteja aberto às orientações divinas, mesmo que a resposta seja diferente do que você espera.

Textos astrológicos também mencionam que se deve limitar quem tem acesso ao Prashna e certas perguntas não devem ser respondidas, elas são:

  • Quem pergunta de maneira casual ou indiferente.
  • Quem usa linguagem abusiva ao perguntar.
  • Quem é ateu.
  • Quem não traz nada consigo para oferecer ao Astrólogo.
  • Quem está prestes a viajar.
  • Quem pergunta durante o crepúsculo.

Como Determinar os Elementos e Significadores

Assim como no Kundli tradicional, na astrologia horaria a importância é dada ao:

  • O signo ascendente.
  • Representações de cada casa e signo do zodíaco que são aparentemente distintos.

A Lagna (Ascendente) da Prashna Kundli representa o querente. Portanto, a pergunta do questionador será descrita pela casa que naturalmente governa esse assunto. O Senhor dessa casa será o ‘significador’.

A natureza da consulta pode ser sobre relacionamentos, investimentos financeiros, questões de carreira, assuntos familiares, conflitos e processos judiciais, até mesmo objetos perdidos.

Por exemplo, se a pergunta for sobre a profissão, a 10ª casa e seu senhor precisam ser examinados. Aqui, o Senhor da 10ª casa se torna o significador. Portanto, o significador é um planeta relacionado à pergunta.

Conclusão

O Prashna, sem dúvida, é uma ferramenta incrivelmente poderosa quando se trata de obter respostas precisas para aquelas perguntas urgentes que nos atormentam. No entanto, sua eficácia está intrinsecamente ligada a dois fatores cruciais: a formulação apropriada da pergunta e o conhecimento aliado à experiência do astrólogo consultado.

Seguindo as diretrizes simples apresentadas, você poderá acessar a astrologia de uma maneira que, muitas vezes, escapa à percepção da maioria. Com isso, estará equipado com mais uma ferramenta para tomar decisões conscientes e bem fundamentadas em sua jornada.

Vou escrever mais alguns artigos, nos quais apresentarei diversos exemplos de prashna. Se você tiver alguma dúvida ou pergunta, por favor, deixe-as nos comentários abaixo. Sua participação é muito importante para nós!

Picture of Pedro Cabral

Pedro Cabral

Graduação acadêmica em Comunicação e mais de 15 anos de dedicação à Astrologia Védica. Tudo teve início quando tive o privilégio de conhecer um ourives vaishnava, cuja inspiração me guiou. Ao longo do tempo, fui aluno de mestres indianos, lapidando com cuidado minhas habilidades. Sempre movido em enriquecer e contribuir ativamente para o florescimento da comunidade astrológica e dos amantes desta arte.

Contribua com a divulgação da Astrologia Védica!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca Tempo

Aprenda com os melhores. Se matricule em nossos cursos

Últimos Artigos

Não perca Tempo

Baixe a Apostila sobre os Primeiros Passos da Astrologia Védica inteiramente Grátis