A origem das 9 Gemas, as Pedras Preciosas e Talismãs Astrológicos

Vamana Mahabali e as Gemas astrologicas

Introdução


Neste artigo, vamos falar sobre a história mais popular sobre a origem das gemas e pedras preciosas. Segundo o antigo sábio Amarasimha, a Terra pode ser descrita de trinta e oito maneiras diferentes, mas três dessas descrições – Vasudhaa, Vasumati e Ratnagarbha – sugerem que a Terra como uma mãe que em sua gestação, guarda as gemas e pedras preciosas em seu ventre. Sabendo disso, vamos falar agora sobre a lenda de Mahabali e a origem mítica das gemas e pedras preciosas. Se você tiver interesse, pode encontrar mais informações aqui sobre Rudrakshas.

O Desejo de Conquistar os Céus


Segundo o “Vishnu Purana” e o “Shrimad Bhagwat Mahapurana”, a origem das gemas e pedras preciosas surgiu como um triunfo da virtude sobre o orgulho. Essas antigas escrituras narram a história de MahaBali, neto do ilustre Prahlada, cujo pai foi morto pela astúcia de Indra, o rei dos deuses. Mahabali, o rei dos asuras, prometeu conquistar Indraloka.

Mahabali, descendente de Prahlada e filho de Virochana, recebeu os ensinamentos dos Vedas dos lábios de seu avô Prahlada. Mais tarde, ele buscou sabedoria com seu mestre Shukracharya, a própria encarnação do planeta Vênus. Uma grande batalha se sucedeu, foi 5a grande guerra entre devas e asuras.

O exercito dos asuras estava muito preparado. Os asuras aprenderam todos os segredos místicos com Vênus, e agora se lançavam contra as horda de devas. Indra irritado gritava: “

O exercito dos asuras estava muito preparado. Os asuras aprenderam todos os segredos místicos com Vênus, e agora se lançavam contra as horda de devas. Indra irritado gritava: “O trapaceiro, como um enganador, que distrai os olhos de uma criança e rouba seus pertences, você tenta nos vencer mostrando algum poder místico, embora saiba que nós somos os mestres de todos os poderes místicos.”

A devoção as instruções de Shukracharya desempenharam um papel crucial na ascensão de MahaBali, que, com sua orientação, não apenas conquistou os três mundos, mas também se vingou e triunfou sobre Indra, o soberano dos semideuses.

A Importância da Devoção ao Guru


Em uma conversa com seu Guru, Shukracharya aconselhou MahaBali: “Oh, MahaBali, você conquistou os três mundos, mas se deseja reinar sobre eles eternamente, deve realizar 100 Ashwamedha Yagnas.” MahaBali, demonstrando profundo respeito por seu mentor, prontamente concordou e deu início aos preparativos para a cerimônia. Os preparativos prosseguiam com grande fervor.

Enquanto isso, Indra permanecia profundamente abatido. MahaBali não apenas o havia derrotado, mas também se tornara um exemplo de realeza virtuosa para o mundo. Ao lado de sua mãe, Indra compartilhou sua tristeza, e a Deusa Aditi ouviu-o com compaixão. Como uma mãe amorosa e atenciosa, Aditi iniciou austeridades para invocar o Senhor Vishnu, na esperança de restaurar o equilíbrio.

Após um período de contemplação, o Senhor Vishnu atendeu ao chamado de Aditi. Ela expôs sua preocupação: “Você já deve estar ciente de que MahaBali usurpou o reino de meu filho…” Neste momento, o Senhor Vishnu interrompeu com ternura: “Aditi, Bali é um homem notável e devoto sincero; ele é digno de ser Indra.” No entanto, Aditi expressou sua preocupação de que, embora Bali fosse um monarca digno, outros Asuras também podiam governar, potencialmente retornando a suas práticas cruéis. O Senhor Vishnu, atento às palavras de Aditi, esperou para ouvir seu desejo.

Aditi sorriu e fez seu pedido: que o Senhor Vishnu renascesse como seu filho, destinado a encerrar o reinado de Bali.

O Senhor Vishnu, disfarçado como um humilde Brâmane anão, entrou na corte de Bali e solicitou uma doação de terra com três passos. A corte fez pouco caso daquele diminuto Brâmane e ele se tornou motivo de troça por aqueles que estavam presentes. Shukracharya aconselhou o rei para ele ter cuidado com aquele Brâmane, mas aquele foi o primeiro momento que Mahabali não escutou o seu mestre. Mahabali havia caído nas ilusões do Senhor Vishnu e não via como um anão inofensivo poderia lhe causar mal.

Seguindo a tradição de honrar o pedido de um Brâmane, Bali prontamente concordou. No momento seguinte, o Senhor Vishnu cresceu a um tamanho colossal e, com dois passos, cobriu toda a Terra e o Céu. Sem lugar para colocar o terceiro passo, Bali ofereceu sua própria cabeça em sacrifício final.

Mahabali foi afundado pelo peso dos pés de Vishnu, e acabou sendo lançado para as entranhas da terra. Essa história tem diversos desdobramentos, mas o mais importante é que do corpo de Mahabali diversas jazidas de pedras e gemas surgiram.

A Origem das Gemas


De acordo com essas histórias, das partes do corpo do rei Bali, foram encontradas várias gemas preciosas:

  • Diamantes foram encontrados a partir de seus ossos.
  • Pérolas surgiram de seus dentes.
  • Rubis brotaram de gotas de seu sangue.
  • Esmeraldas se originaram de sua vesícula biliar.
  • Safiras azuis surgiram de seus olhos.
  • Lapis lazuli brilhantes surgiram do suco de seu coração.
  • Karketan apareceu a partir de sua medula óssea.
  • Lapis lazuli e Olho de gato surgiram de suas unhas.
  • Cristal de Quartzo se originou de sua gordura corporal.
  • Coral brotou de sua carne.
  • Safira amarela surgiu de sua pele.
  • E até mesmo de seu sêmen apareceram uma variedade de gemas chamadas Bheeshma (provavelmente Zircônia ou Topázio Branco).

Gemas e os Planetas


Essas gemas foram posteriormente apropriadas pelos planetas:

  • O Sol escolheu os Rubis.
  • A Lua optou pelas Pérolas.
  • Marte tomou conta dos Corais vermelhos.
  • Mercúrio selecionou as Esmeraldas.
  • Júpiter preferiu as Safiras amarelas.
  • Vênus ficou com os Diamantes.
  • Saturno reservou para si as Safiras azuis.
  • Rahu assumiu a Granada (pedra de canela).
  • Ketu levou o Olho de Gato.

Conclusão


Embora o conhecimento científico tenha nos presenteado com explicações sobre o porquê e como as gemas e pedras preciosas se formam, os segredos guardados nessas histórias nos proporcionam uma compreensão mais profunda de uma outra dimensão do mundo material.

A prática de utilizar gemas como instrumento para a remediação e equilíbrio das energias planetárias ostenta uma história longa e fascinante que se estende ao longo das eras. Neste outro artigo você pode descobrir as diversas referências védicas sobre o uso de Joias, Pedras Preciosas e Cristais. Essa tradição enriquece não apenas nossa conexão com obras de arte, mas também nossa compreensão dos significados simbólicos associados a esses preciosos objetos.

FAQ


Quais gemas e pedras preciosas surgiram do corpo de Mahabali?

Gemas preciosas, como diamantes, pérolas, rubis, esmeraldas e outras, surgiram das partes do corpo de Mahabali.

Qual é a importância das gemas na astrologia e na espiritualidade?

As gemas desempenham um papel significativo na astrologia e espiritualidade, sendo usadas para equilibrar energias planetárias e remediação.

Como o Senhor Vishnu interferiu na história de Mahabali?

O Senhor Vishnu, disfarçado como um Brahmin anão, entrou na história e pediu a Bali uma doação de terra com três passos, levando a eventos importantes na narrativa.

Qual foi o papel do guru Shukracharya na história de Mahabali?

Shukracharya desempenhou um papel crucial na ascensão de Mahabali, fornecendo-lhe orientação e sabedoria.

Quem era Mahabali e qual era seu objetivo?

Mahabali era o rei dos asuras e neto de Prahlada. Seu objetivo era conquistar Indraloka, o reino de Indra, o rei dos deuses.

Picture of Pedro Cabral

Pedro Cabral

Graduação acadêmica em Comunicação e mais de 15 anos de dedicação à Astrologia Védica. Tudo teve início quando tive o privilégio de conhecer um ourives vaishnava, cuja inspiração me guiou. Ao longo do tempo, fui aluno de mestres indianos, lapidando com cuidado minhas habilidades. Sempre movido em enriquecer e contribuir ativamente para o florescimento da comunidade astrológica e dos amantes desta arte.

Contribua com a divulgação da Astrologia Védica!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca Tempo

Aprenda com os melhores. Se matricule em nossos cursos

Últimos Artigos

Não perca Tempo

Baixe a Apostila sobre os Primeiros Passos da Astrologia Védica inteiramente Grátis