As 12 Formas de Ganesha: Removendo Obstáculos no Ganesha Chaturthi

Ganesha Chaturthi

Introdução


As doze manifestações de Ganesha foram prescritas por Maharishi Narada para auxiliar no aprendizado e na remoção de todos os obstáculos. Trata-se de uma prática excelente para aqueles que desejam iniciar seus estudos em astrologia e este sadhana é perfeito para começar no Ganesha Chaturthi vindouro.

Além disso, cada uma dessas doze manifestações corresponde aos doze signos do zodíaco e estão diretamente relacionadas ao seu mapa astral. Portanto, essa prática contribui para estabelecer uma conexão pessoal com a divindade, especialmente começando agora, durante seu aniversario no Ganesha Chaturthi.

“Aquele que recita esses Doze Nomes de Ganapati durante as três Sandhyas (junções) do dia (Amanhecer, Meio-dia e Entardecer) não terá medo de obstáculos, e todas as conquistas acontecerão pela Graça de Sri Ganesha.

Ao recitar esses Doze Nomes, os buscadores obterão o Conhecimento, os buscadores da Riqueza obterão a Riqueza, os buscadores de filhos obterão filhos e os buscadores da Moksha (Liberação) alcançarão esse estado. Ao recitar este Hino de Sri Ganapati por seis meses, começarão a colher os frutos, e ao recitar por um ano, alcançarão o resultado desejado, disso não há dúvida. Aquele que oferecer este Hino a oito Brahmins após escrevê-lo obterá todo o conhecimento pela Graça de Sri Ganesha.”

Narada

As informações a respeito dessas formas podem ser encontradas no Ganesha Purana e no Mudgala Purana. Neste artigo, vamos explorar essas formas divinas de Ganesha e seu propósito espiritual. A escolha do nome para a pratica se dá a partir do lagna (o ascendente). Se você ainda tem alguma dúvida sobre o seu mapa astral védico, recomendo fazer uma consulta com um astrólogo experiente. Se isso não for possível, você pode conferir esses artigos para criar o seu mapa astral védico gratuitamente usando um software ou um aplicativo de astrologia. Se tiver alguma dúvida deixe aqui nos comentários.

Para aqueles que estão sofrendo com adversidades materiais, este stotra é recomendado para buscar as bençãos de Ganesha.

Ganesha Chaturthi e o Nascimento de Ganesha


O Ganesha Chaturthi é celebrado como o aniversário de nascimento do Senhor Ganesha. Nessa data especial, Ele é adorado como a divindade da sabedoria, prosperidade e fortuna. Acredita-se que o Senhor Ganesha tenha vindo ao mundo durante o Ganesha Chaturthi, a quarta lua de Shukla Paksha, a fase luminosa, no mês de Bhadrapada.

  • Neste ano o Ganesha Chaturti acontece no dia 18 de Setembro de 2023. O Puja para adoração de Ganesha deve ser realizado de preferencia entre 11h00 até 13h30.

Para aqueles que desejam começar a estudar astrologia é recomendável repetir o mantra de Ganesha relacionado ao seu Lagna (Ascendente) diariamente pelo menos 108 vezes a partir desse Ganesha Chaturti. Aqueles que já estão habituados a pratica podem fazer 15 malas todos os dias.

O Tabú de Olhar para Lua Durante o Ganesha Chaturthi


Acredita-se que seja desaconselhável olhar a lua durante o Ganesha Chaturthi, pois isso pode resultar em uma complicação astrológica chamada Mithya Dosha ou Mithya Kalank, que se assemelha a uma falsa acusação de roubo.

Segundo as lendas Purânicas, o Senhor Krishna foi injustamente acusado de roubar uma joia preciosa chamada Syamantaka. Ao testemunhar o sofrimento do Senhor Krishna, o Sábio Narada revelou que Ele havia avistado a lua no dia de Bhadrapada Shukla Chaturthi e, como consequência, foi amaldiçoado com o Mithya Dosha.

O Sábio Narada informou ao Senhor Krishna que o semideus Chandra havia sido amaldiçoado pelo Senhor Ganesha, de modo que qualquer pessoa que observasse a lua no Shukla Chaturthi durante o mês de Bhadrapada também seria amaldiçoada com o Mithya Dosha, enfrentando assim manchas e desonras na sociedade. Seguindo o conselho de Sábio Narada, o Senhor Krishna observou o jejum do Ganesha Chaturthi como uma maneira de se livrar do Mithya Dosha.

Diz-se que os problemas de olhar a Lua durante o Ganesha Chaturthi podem ser aliviados se a pessoa entoar o seguinte mantra observando jejum durante um Chaturti:

सिंहः प्रसेनमवधीत्सिंहो जाम्बवता हतः।
सुकुमारक मारोदीस्तव ह्येष स्यमन्तकः॥
Simhah Prasenamavadhitsimho Jambavata Hatah।
Sukumaraka Marodistava Hyesha Syamantakah॥

Ganesha Chaturthi Sadhana


Ganesha é reverenciado por ter sacrificado a sua presa de marfim a Vyasadeva, filho de Parashara, permitindo-lhe escrever os Vedas. Por esse motivo, as representações de Ganesha frequentemente o mostram com apenas uma presa.

Ele é reconhecido por neutralizar os efeitos prejudiciais do Tamas guna e proteger contra as influências negativas de Rahu, Ketu e outros grahas cruéis e tamasicos. Ao entoar o mantra para Gajapati, é comum utilizar o seu yantra como ferramenta de meditação.

Para criar esse yantra agora no Ganesha Chaturthi, basta desenhar uma swastika em um papel com tinta vermelha. A swastika deve ser posicionada no lado leste do quarto, na direção do sol nascente, à altura dos olhos, para que possa ser contemplada durante a recitação dos mantras. Mantenha uma caneta de sua escolha na frente do yantra, pois ela será usada posteriormente em seus estudos.

A swastika presente no yantra possui quatro pontos, conhecidos como Bindus, nos quais você deve concentrar sua atenção durante a entoação dos mantras.

Durante o Ganesha Chaturthi não se esqueça de:

  • Acender uma lâmpada para o Senhor Gajapati em honra ao elemento Fogo (Agni tattva), que está ligado aos planetas Sol, Marte e Ketu.
  • Oferecer um incenso ou dhoop ao Senhor Gajapati para honrar o elemento Ar (Vayu tattva), que está relacionado aos planetas Saturno e Rahu.
  • Oferecer água e modaks (um doce que Ganesha gosta) em homenagem ao elemento Água, que está conectado aos planetas Lua e Vênus.
  • Oferecer flores para honrar o elemento Ether (Akash tattva), que está ligado ao planeta Júpiter.
  • Oferecer pasta de sândalo ao Senhor Gajapati para honrar o elemento Terra (Prithvi tattva), que está relacionado ao planeta Mercúrio.

Ganesha Chaturthi Sadhana – Os Diferentes Nomes e Atributos de Ganesha


ÁRIES – Vakratunda, “A tromba Retorcida”


Vakratunda, o primeiro na série, representa o signo de Áries e está associado ao absoluto como a agregação de todos os corpos, uma encarnação da forma de Brahman. O propósito desta manifestação é superar o demônio Matsaryāsura (inveja, ciúmes). Seu vāhana (veículo) é um leão.

TOURO – Ekadanta, “com uma Única Presa”


Ekadanta, com sua única presa, representa a agregação de todas as almas individuais, uma encarnação da natureza essencial de Brahman. Sua missão é superar o demônio Madāsura, que simboliza a arrogância e o conceito. Seu veículo é um rato.

GÊMEOS – KrishnaPingaksha, “de Olhos Escuros”


O nome “KrishnaPingaksha” combina as palavras “Krishna” (que significa tez escura), “pinga” (esfumaçado) e “aksha” (olhos). Portanto, pode se dizer que sinifica “aquele que tem olhos que são escuros como a fumaça”, “Aquele que pode ver tudo entre a terra e as nuvens”, denotando sua capacidade de ver profundamente e com clareza.

CÂNCER – Gajavaktra, “O Rosto de Elefante”


Gajavaktra, que significa “rosto de elefante”, é uma encarnação que corresponde a Mahodara. Sua missão é derrotar o demônio Lobhāsura, que representa a ganância. Seu veículo é um rato.

LEÃO – Lambodara, “A Barriga Suspensa”


Lambodara, com sua barriga proeminente, é a primeira de quatro encarnações que correspondem à criação dos deuses Purânicos. Ele representa Śakti, o poder essencial de Brahman. Sua missão é vencer o demônio Krodhāsura, que personifica a raiva. Seu veículo é um rato.

VIRGEM – Vikata, “Aquele com Forma Incomum”


Vikata, com sua forma incomum e deformada, corresponde ao deus do Sol, Sūrya. Ele personifica a natureza resplandecente de Brahman e busca superar o demônio Kāmāsura, que personifica o desejo luxurioso. Seu veículo é um pavão.

LIBRA – Vighnaraja, “O Rei dos Obstáculos”


Vighnaraja corresponde a Viṣṇu e personifica a natureza preservadora de Brahman, como Vishnu. Sua missão é superar o demônio Mamāsura, que personifica o apego possessivo. Seu veículo é a serpente celestial Śeṣa.

ESCORPIÃO – Dhumravarna, “Aquele com Cor Cinzenta”


Dhumravarna, com sua coloração cinza, corresponde ao Senhor Śiva e a personifica a natureza destrutiva. Sua missão é superar o demônio Abhimanāsura, que personifica o orgulho e o apego. Seu veículo é um cavalo.

Esta forma também está associada a Dhumraketu, que tem uma coloração cinza, como a cinza ou a fumaça. Ele tem dois ou quatro braços e um cavalo azul como veículo. Ele está destinado a pôr fim ao declínio da era de Kali, eliminando numerosos demônios.

SAGITÁRIO – Balachandra, “Menino com a Lua”


Esta forma de Ganesha repete a historia na qual o Senhor Śiva acolhe a Lua após uma maldição. Ele está associado tambem a Mayuresvara, aquele com seis braços e tez alva, montado em um pavão. Nasceu de Shiva e Parvati na era Treta com a missão de derrotar o demônio Sindhu. Após essa encarnação, ele entregou seu pavão como montaria a seu irmão mais novo, Skanda, com quem o pavão é comumente associado.

CAPRICÓRNIO – Vinayaka, “Aquele que não tem Mestre”


Esta forma, conhecida como Mahotkata Vinayaka, possui dez braços e uma tez vermelha. Diferentes fontes mencionam seu vāhana (veículo) como sendo um elefante ou um leão. Nasceu de Kashyapa e Aditi na era Krita. O nome Kāśyapaḥ (descendente de Kaśyapa) para Ganesha refere-se a esta encarnação. Nessa forma, ele derrotou os demônios Narantaka e Devantaka, além do demônio Dhumraksha.

AQUÁRIO – Gajapati, “o Senhor dos Elefantes”


Dizem que esta forma está associada tambem a Mahodara, “barriga grande”, e é uma síntese tanto de Vakratuṇḍa e Ekadanta. É o absoluto quando entra no processo criativo. Representa a sabedoria de Brahman. A missão desta encarnação é vencer o demônio Mohāsura (ilusão, confusão). Seu veículo é um rato.

PEIXES – Gajanana, “Aquele com o rosto de Elefante”


Gajanana, com quatro braços e uma tez avermelhada, cavalga um rato. Ele nasceu de Shiva e Parvati na era Dvapara com a missão de derrotar o demônio Sindura, assim chamado devido à sua compleição avermelhada. Durante esta encarnação, Ganesha proferiu o discurso conhecido como o Ganesha Gita ao Rei Varenya.

FAQ

Qual é o Mantra mais forte de Ganesha?

O mantra mais forte de qualquer deidade é aquele que é indicado pelo seu mapa natal védico. Você pode procurar a forma de Ganesha ligada ao seu ascendente para encontrar o mantra de Ganesha.

Qual a data do Ganesha Chaturthi?

Neste ano o Ganesha Chaturti acontece no dia 18 de Setembro de 2023. O Puja para adoração de Ganesha deve ser realizado de preferencia entre 11h00 até 13h30.

Quais são as doze formas de Ganesha correspondentes com os Signos do Zódiaco?

Vakratunda, Ekadanta, KrishnaPingaksha, Gajavaktra, Lambodara, Vikata, Vighnaraja, Dhumravarna, Balachandra, Vinayaka, Gajapati e Gajanana.

Qual é o Yantra de Ganesha?

A swastika com 4 bindus é reverenciada como uma forma de Ganesha.

O que posso oferecer a Ganesha durante Ganesha Chaturthi?

Você pode acender uma lâmpada, oferecer um incenso ou dhoop, oferecer água e modaks (um doce que Ganesha gosta), oferecer flores, oferecer pasta de sândalo ao Senhor Gajapati.

Picture of Pedro Cabral

Pedro Cabral

Graduação acadêmica em Comunicação e mais de 15 anos de dedicação à Astrologia Védica. Tudo teve início quando tive o privilégio de conhecer um ourives vaishnava, cuja inspiração me guiou. Ao longo do tempo, fui aluno de mestres indianos, lapidando com cuidado minhas habilidades. Sempre movido em enriquecer e contribuir ativamente para o florescimento da comunidade astrológica e dos amantes desta arte.

Contribua com a divulgação da Astrologia Védica!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca Tempo

Aprenda com os melhores. Se matricule em nossos cursos

Últimos Artigos

Não perca Tempo

Baixe a Apostila sobre os Primeiros Passos da Astrologia Védica inteiramente Grátis