Pitru Dosha: Precisamos falar sobre o Karma de nossos Antepassados

Pitru Dosha

Introdução

Se, apesar de todos os esforços e mesmo em um período favorável, você continua enfrentando problemas, leia este artigo até o fim. Pitru dosha, também chamado de dosha dos antepassados, é uma combinação da astrologia védica que sugere que as ações passadas de nossos antepassados podem deixar um legado cármico de desequilíbrio em nossas vidas. É a convicção de que as ações não resolvidas ou negativas de nossa linhagem podem afetar as gerações futuras.

Como veremos a seguir, esse dosha pode se manifestar de várias maneiras no mapa astral. O importante é identificar as combinações e diagnosticar os problemas em nossas vidas para, somente então, buscar soluções. Neste artigo, aproveitaremos o período do Pitru Paksha para explorar o significado do Pitru dosha, seus diferentes tipos, seus efeitos prejudiciais e, o mais importante, os remédios disponíveis para atenuar seus efeitos.


Leia Também:

Efeitos Ocultos de Eclipses na Astrologia Védica

Veja o Efeito do Eclipse para os 12 Signos

Como o Transito dos Nodos Lunares vai Influenciar Cada um dos 12 Ascendentes

Pitru Paksha: Poucas pessoas conhecem estas 4 Maneiras de Obter Bênçãos

Calendário Astrológico de 2024 Gratuito


O Significado do Pitru Dosha

A própria expressão Pitru Dosha traz consigo seu significado, uma vez que “Pitru” remete aos antepassados. Assim, Pitru está relacionado à defeitos ou problemas de ancestralidade, Pitru Dosha representa o karma negativo gerado pelos erros cometidos pelos antepassados. Aqueles cujos antepassados tenham se envolvido em crimes, equívocos ou pecados carregam consigo o Pitru Dosha em seu horóscopo.

Em contrapartida, a pessoa é compelida a quitar essa dívida cármica, enfrentando diversas dificuldades estabelecidas para essas dívidas em diferentes áreas de sua vida. Esse processo perdura até que a dívida seja quitada, seja por meio da punição ou pela substituição dela por boas ações.

Tipos de Pitru Dosha

O sábio Parashara menciona 14 tipos diferentes de Pitru dosha, mas vamos destacar os três mais comuns:

  1. Dosha da Maldição Familiar: Isso ocorre quando as almas dos antepassados amaldiçoam sua própria família devido ao não cumprimento adequado de seus deveres ancestrais. Requisitos básicos não foram atendidos.
  2. Dosha da Maldição de Terceiros: Isso ocorre quando alguém de fora amaldiçoa os ancestrais, e a maldição continua afetando a família.
  3. Dosha da Negligência: Isso acontece quando você não cuida dos membros idosos de sua família, deixando-os sem comida e água.
Pitru Dosha debito com antepassados jpg
Pitru Dosha: Precisamos falar sobre o Karma de nossos Antepassados 2

Combinações indicando Pitru Dosha

A 9ª casa em um horóscopo representa nossa linhagem, nossos ancestrais e nosso Dharma, no sentido que expressa o nosso dever para com nossos antepassados. Além disso, a 4ª casa representa nossa mãe, bem como nossa linhagem pela parte materna.

Entre os planetas, o Pitra Dosha pode ser formado por qualquer planeta que seja maléfico no horóscopo. Mas, de todos os planetas, Rahu (Nódulo Norte) e Ketu (Nódulo Sul) são os indicadores mais fortes de um Pitra Dosha. Planetas maléficos quando associados à 9ª casa ou ao senhor da 9ª casa indicam um desiquilíbrio em torno da linhagem. Portanto, sempre que planetas maléficos ou planetas regentes das casas 6/8/12 estiverem em conjunção, aspecto ou de qualquer outra forma afetarem a 9ª casa ou o senhor da 9ª casa, o Pitra Dosha é formado.

Dentre todas as combinações, a mais significativa ocorre quando Rahu ou Ketu estão em conjunção com o Sol ou a Lua e ocupam as casas 6/8/12.

A segunda forma mais conhecida de Pitru Dosha ocorre quando o Sol se encontra em conjunção com Rahu ou Saturno nas casas do Ascendente, 2ª, 4ª, 5ª, 7ª, 9ª ou 10ª. Muitos astrólogos costumam identificar o Pitru Dosha em um horóscopo principalmente quando o Sol e a Lua estão em conjunção ou aflitos por Rahu, Ketu ou Saturno.

A casa onde o Pitra Dosha ocorre se manifesta como o portador das preocupações advindas dos antepassados. Assim, a 7ª casa sinaliza dificuldades nos relacionamentos conjugais ou a incapacidade de contrair matrimônio, enquanto na 10ª casa, o indivíduo pode enfrentar uma série de desafios em sua carreira profissional. Se o Sol estiver debilitado, amplifica todas as dificuldades, revelando uma carga cármica significativa proveniente de sua linhagem.

Ao compreender essa combinação básica, podemos identificar outras maneiras pelas quais esse carmas ancestrais se manifestam:

  • – A presença de Vênus, Saturno e Rahu, ou dois destes três, na 2ª, 5ª, 9ª ou 12ª Casa do horóscopo indica o Dosha.
  • – Quando Mercúrio ou Ketu, ou ambos, estão no Ascendente ou 8ª Casa do horóscopo.
  • – Se o senhor do Ascendente estiver posicionado nas casas 6/8/12 e Rahu estiver no Ascendente.
  • – O Ascendente fraco/debilitado afligido pela conjunção de Rahu e Saturno.
  • – Júpiter afligido por planetas maléficos (Saturno, Rahu ou Ketu) e posicionado na 9ª casa.

Remédios para o Pitru Dosha

Felizmente, existem maneiras de amenizar os efeitos do Pitru Dosha. Muitos astrólogos recomendam oferecer comida aos corvos, que são símbolos de nossos antepassados. No entanto, como alternativa no Brasil, podemos oferecer alimentos aos cães de rua, formigas e aos trabalhadores da limpeza urbana, que desempenham um papel semelhante, durante o Pitru Paksha.

Além disso, como mencionado no artigo sobre o Pitru Paksha, é aconselhável alimentar brahmanes ou pessoas necessitadas no tithi (fase da Lua) do falecimento de um familiar para aproveitar essa oportunidade de remediação astrológica.

No entanto, se as maldições dos antepassados se manifestarem no mapa astral como aflições causadas por Rahu e Ketu, é possível aproveitar essas janelas de tempo especiais. Terça-feira é considerado o dia de Ketu, enquanto sábado é considerado o dia de Rahu. Portanto, é preferível realizar caridades em nome desses planetas, além de observar o Tithi do falecimento.

Alem dessas tarefas, podemos seguir os conselhos que estão no artigo sobre o Pitru Paksha ou amenizar o impacto negativo desse débito ancestral das seguintes maneiras:

  • – Acender uma lâmpada na frente de suas fotos no Amavasya.
  • – Colocar fotos de seus ancestrais na direção sul e sempre orar para eles nessa direção.
  • – Oferecer água a uma Figueira Santa (Ficus Religiosa) todos os dias. Se isso não for possível, pelo menos faça esse ritual todos os domingos.
  • – Acender uma lâmpada sob uma Figueira Santa (Ficus Religiosa) todos os sábados.

FAQ

O que é Pitru Dosha?

Pitru dosha, também conhecido como dosha dos antepassados, é uma crença encontrada na astrologia védica que sugere que nossos antepassados podem deixar um legado cármico de desequilíbrio em nossas vidas devido às suas ações no passadas.

Como saber se tenho Pitru Dosha no meu Mapa Astral?

Muitos astrólogos costumam identificar o Pitru Dosha em um horóscopo principalmente quando o Sol e a Lua estão em conjunção ou aflitos por Rahu, Ketu ou Saturno. Mas existem outros 14 tipos de combinações que indicam esse débito carmico.

Quais são os efeitos de Pitru Dosha no Horoscopo?

A casa onde o Pitra Dosha ocorre se manifesta como o portador das preocupações advindas dos antepassados. Assim, a 7ª casa sinaliza dificuldades nos relacionamentos conjugais ou a incapacidade de contrair matrimônio, enquanto na 10ª casa, o indivíduo pode enfrentar uma série de desafios em sua carreira profissional. Se o Sol estiver em uma posição debilitada, amplifica todas as dificuldades, revelando uma carga cármica significativa proveniente de sua linhagem.

Picture of Pedro Cabral

Pedro Cabral

Graduação acadêmica em Comunicação e mais de 15 anos de dedicação à Astrologia Védica. Tudo teve início quando tive o privilégio de conhecer um ourives vaishnava, cuja inspiração me guiou. Ao longo do tempo, fui aluno de mestres indianos, lapidando com cuidado minhas habilidades. Sempre movido em enriquecer e contribuir ativamente para o florescimento da comunidade astrológica e dos amantes desta arte.

Contribua com a divulgação da Astrologia Védica!

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca Tempo

Aprenda com os melhores. Se matricule em nossos cursos

Últimos Artigos

Não perca Tempo

Baixe a Apostila sobre os Primeiros Passos da Astrologia Védica inteiramente Grátis